terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Bob Dylan - It's All Over Now, Baby Blue

Foi há 50 anos.
Foi em 1965 que Bob Dylan gravou um dos mais extraordinários e polémicos discos da história da música popular. "Bringing It All Back Home" (em alguns países saiu com o nome da primeira faixa "Subterranean Homesick Blues") foi o álbum da mudança e o álbum da discórdia e está entre os melhores de Bob Dylan.
A par com o primeiro disco, do mesmo ano, dos The Byrds, o álbum "Mr. Tambourine Man" (precisamente uma faixa do álbum de Bob Dylan), constitui um marco no surgimento do Folk-Rock.





"Bringing It All Back Home" com uma face acústica mantem as suas raízes... com a outra face eléctrica mostra a nova direção, o Folk-Rock.

A 25 de Julho de 1965 Bob Dylan sobe ao palco do Newport Folk Festival de guitarra elétrica na mão, "O Mundo da Música Pop" relata o ocorrido:
"Quando o público fixou os olhos no instrumento, a ira coletiva foi despertada. A guitarra elétrica era o símbolo odiado do rock'n'roll. Precisamente nas mãos do homem que para eles tinha sido como um deus e agora era o símbolo da traição."
E  continua:
"O público escutou duas canções em completo silêncio. Mas ao iniciar-se a terceira, alguns grupos exigem em coro que Dylan atire fora a guitarra elétrica e se integre no show popular de Ed Sullivan. Bob Dylan obedece, deixa de tocar e abandona o palco, cambaleante. Pouco depois, o cantor Peter Yarrow  conduz, uma vez mais o cantor até ao público. Bob Dylan agarra no microfone e com os olhos cobertos de lágrimas, pega na sua antiga viola e canta a sua despedida: It's all over now, baby blue."

Ainda com o lado Folk de Bob Dylan eis "It's All Over Now, Baby Blue".



Bob Dylan - It's All Over Now, Baby Blue

Sem comentários:

Enviar um comentário