segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Phil Ochs - Power and Glory

Foram muitos os músicos a fazer parte das "blacklists" durante o período do McCarthismo (finais dos anos 40, início dos anos 50), Leonard Bernstein na música Clássica, Pete Seeger, mas também Josh White e Lead Belly aqui recentemente lembrados, na  música folk, talvez os mais conhecidos.
No final dos anos 50 e em particular no início dos anos 60 assistiu-se a um recrudescer da música Folk ligada a novas causas como o "Civil Rights Movement" e posteriormente contra o envolvimento dos Estados Unidos na guerra do Vietname. Pete Seeger, Bob Dylan, Judy Collins, Janis Ian, Joan Baez são alguns nomes significativos deste período e que por aqui já passaram. Outros, como Phil Ochs, oportunidade para agora recordar.

Phil Ochs (1940-1976) foi um cantor norte-americano comprometido com a canção de protesto e que teve larga atividade nos anos 60 e 70. Mais do que canções de protesto, Phil Ochs considerava as suas canções de "Topical Songs", ou seja canções de crítica social ou política, sendo ele um "singing journalist".



Deixou-nos 7 álbuns de estúdio sendo o  primeiro "All the News That's Fit to Sing" (segundo a frase do New York Times "All the News That's Fit to Print") de 1964.
Uma das canções mais conhecidas de Phil Ochs é "Power and Glory" que pertence a "All the News That's Fit to Sing" .

Nas notas do LP pode-se ler:
"POWER AND THE GLORY Considered by many to be Och's "masterpiece" and ranked close to Guthrie's This Land."



Phil Ochs - Power and Glory

Sem comentários:

Enviar um comentário