sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Fats Domino - The Fat Man


Depois de produzirem para o mercado negro o Rhythm'n'Blues e os grupos vocais negros, as editoras discográficas independentes foram as primeiras a propor o Rock'n'Roll em maior escala. Até 1955 é graças a essas editoras de carácter regional (Chicago, Los Angeles, Memphis,...) que o fenómeno Rock'n'Roll se vai desenvolver.
Por exemplo, em Los Angeles era a Speciality (Larry Williams, Little Richard) , a Alladin (Lightnin' Hopkins, Charles Brown, Shirley and Lee), a Modern (John Lee Hooker, BB King, Elmore James, Etta James), a Imperial (Fats Domino, Ricky Nelson) ou ainda a Liberty (Bobby Vee, Eddie Cohran)

Foi para a Imperial que Fats Domino, pianista e cantor norte-americano, nascido em New Orleans em 1928, gravou de 1949 a 1962. Pode-se ler em "POPMUSIC-ROCK":

"Foi um ex-R&Bman, Fats Domino, que impôs a marca Imperial (1947). Para ascender ao sucesso, aceitou todas as subserviências, inclinou-se perante toda e qualquer exigência, e o resultado esteve à altura duma tal demissão: o Top Ten em 1956, com I'm In Love Again e oito hits entre 1957 e 1962. A sua reaquisição pela ABC Paramount e a voga do twist fizeram cessar brutalmente a sua popularidade."



Até ao sucesso que foi "Ain't That a Shame" em 1955 foram muitas as gravações efectuadas por Fats  Domino para a Imperial, entre elas logo a primeira, "The Fat Man", editada em finais de 1949, chamou a atenção e chega a nº 2 das tabelas de Rhythm'n'Blues.

"The Fat Man" é mais uma a figurar como candidata a primeira canção de Rock'n'Roll.



Fats Domino - The Fat Man

Sem comentários:

Enviar um comentário