Para uns recordações, para outros descobertas. São notas passadas, musicais e não só...
sexta-feira, 27 de novembro de 2015
Lonnie Donegan - Rock Island Line
Se, no final da década de 50, no Reino Unido, o Rock'n'Roll emergia com os já aqui recordados Tommy Steele e Cliff Richard, outras ondas musicais manifestavam-se com uma vitalidade surpreendente alterando definitivamente o panorama musical então vigente. Estou a falar no entusiasmo com que a juventude britânica abraçou o Skiffle.
O género musical designado Skiffle é uma fusão de Jazz, Blues com o Folk e que "se podia tocar com a ajuda de instrumentos que toda a gente podia apreender a dominar rapidamente" (de acordo com "O Mundo da Música Pop").
De "O Mundo da Música Pop" citando o estudioso do Folk Alan Lomax:
"Antes da onda skiffle, eram raros os londrinos que faziam a sua própria música. O cantar e o actuar eram coisas para os exibicionistas e artistas profissionais. Mas hoje, os jovens deste país têm as suas canções que adoram cantar."
Chris Barber e Lonnie Donegan estão entre os principais impulsionadores do Skiffle no Reino Unido.
Os dois fizeram parte das formações em nome individual: Chris Barber's Jazz Band e The Lonnie Donegan Skiffle Group e dominaram nos anos 50 a cena musical inglesa.
O primeiro Single de Lonnie Donegan (The Lonnie Donegan Skiffle Group) é editado em 1955 com uma versão de uma canção de Blues americana intitulada "Rock Island Line" e foi a que teve maior êxito.
Lonnie Donegan - Rock Island Line
Curiosidades:
- Ringo Starr teve o seu início no conjunto The Eddie Clayton Skiffle.
- John Lennon era um admirador do Skiffle e de Donegan, a primeira banda de John Lennon, The Quarrymen, era um grupo de Skiffle.
- No virar do século, Janeiro de 2000, é editado o álbum, gravado ao vivo em Belfast, de Van Morrison com Lonnie Donegan e Chris Barber, "The Skiffle Sessions"
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário