Expressão prematura do Rhythm'n'Blues, o Chicago Blues teve em Muddy Waters um dos seus expoentes máximos. É agora consensual a importância que o Blues de Chicago teve na origem do Rock'n'Roll.
Com a crescente migração da população negra para o norte, o Blues triste do sul vai evoluir para novas formas de expressão musical mais consentâneo com o ritmo de vida das cidades. Os instrumentos vão ser electrificados e novas sonoridades são obtidas por músicos tão criativos como, por exemplo, Muddy Waters (1913-1983) (veja-se a utilização do bottleneck na guitarra eléctrica).
Esta música que durante muito tempo ficou circunscrita à população negra, só viria a ser descoberta pelo grande público branco quando o Rock'n'Roll já era dominante e mandava nas tabelas de vendas.
Muitos grupos de Rock tiveram o seu início e inspiração no Rhythm'n'Blues e em particular nos Blues de Chicago, veja-se o exemplo dos The Rolling Stones, que, para além do som inicial, foram buscar a sua designação a uma canção de Muddy Waters, "Rollin' Stone".
Para audição, precisamente, "Rollin' Stone" gravada em 1950 por Muddy Waters.
Muddy Waters - Rollin' Stone
Sem comentários:
Enviar um comentário