Mais um nome incontornável no surgimento do Rock'n'Roll, Chuck Berry.
Chuck Berry (1926-) é uma lenda viva, é um dos pioneiros da música que iria marcar a segunda metade do século XX, o Rock'n'Roll.
Nascido em St. Louis, Missouri, cedo desperta para a música, é numa viagem a Chicago em 1955 que efectua a primeira de muitas gravações de sucesso que realizou até finais dos anos 70.
Muitas foram as composições de Chuck Berry que ficaram como marca do Rock'n'Roll então nascente: "Roll Over Beethoven", "School Day", "Sweet Little Sixteen", "Johnny B. Goode", foram algumas delas.
Em "POPMUSIC-ROCK" a propósito das origens musicais do Rock'n'Roll, lê-se:
"Apenas o jump [forma de Blues tocado de forma acelerada] se impôs com dois Negros, Chuck Berry e Bo Diddley, que praticaram o «pass for white»; o primeiro com Maybellene (1955), cuja rítmica, na fronteira do permissível, foi aceite graças à vocalização límpida e clara de Berry e ao matraquear publicitário de Alan Freed ( o seu empresário)"
e mais adiante,
"Um e outro marcaram o rock'n'roll não pelos seus sucessos pessoais, pois eram Negros, mas pela influência que tiveram nos seus contemporâneos. Entretanto, os temas de Berry louvavam o «verde paraíso» da adolescência (School Day; Sweet Little Sixteen; Oh, Baby Doll), donde um abrandamento do ritmo; nunca a brutalidade da sua primeira gravação veio a ser retomada, demonstrando claramente as concessões exigidas para a sua aceitação no mercado branco."
Relativamente a "Maybellene", a primeira gravação de Chuck Berry, a revista Rolling Stone chega mesmo a escrever "Rock'n'Roll guitar stars here".
E é com mais esta gravação dos primórdios do Rock'n'Roll que ficamos, Chuck Berry e a sua "Maybellene".
Chuck Berry - Maybellene
Sem comentários:
Enviar um comentário