O Rock'n'Roll, emergente nos Estados Unidos, é marcado não só pela sua expressão musical como pelo espectáculo em si, muitas vezes de insinuação sexual.
Chuck Berry diria:
"Quando os adolescentes começaram a fixar-se em mim, tive de cuidar ao máximo da minha maneira de actuar. De contrário, os pais não teriam deixado os seus filhos assistir ao meu espectáculo." em "O Mundo da Música Pop".
O Rock'n'Roll então florescente vai ter repercussões um pouco por todo o lado, a começar e principalmente no Reino Unido. Formaram-se inúmeros conjuntos com influências notórias do Rock'n'Roll que chegava do outro lado do Atlântico, entre eles constavam The Beatles.
Aos The Beatles não foram alheiras as influências sonoras e estilísticas de músicos como Fats Domino, Carl Perkins, Buddy Holly, Chuck Berry ou Elvis Presley.
Deste último são conhecidas igualmente as performances e a atração que tal exerceu sobre a juventude. Ainda do livro "O Mundo da Música Pop":
"... na primeira formação dos Beatles, Pet Best e Stuart Sutcliffe, personificavam a vitalidade de um Elvis Presley.
Enquanto outros conjuntos rock abrandaram e adoçaram os sons, os Beatles continuaram a manter os sons duros e as actuações desenfreadas e potentes. A sua carreira começou, portanto com um estilo muito semelhante ao rock original. Encontraram o público adepto nas tabernas portuárias de Liverpool e Hamburgo. Em 1961, as suas actuações terminavam sempre em tumultos."
Já o primeiro Single "Love Me Do" circulava em Inglaterra quando The Beatles (já com Ringo Starr) retornam a Hamburgo para uma série de actuações. São de Dezembro de 1962 as gravações de um duplo álbum não oficial "Live! at the Star-Club in Hamburg, Germany; 1962", infelizmente a qualidade destas gravações não é a melhor mas dá-nos ideia das "actuações desenfreadas e potentes" que então efectuavam.
Em Hamburgo, 1962, a influência de Chuck Berry, eram The Beatles e "Roll Over Beethoven".
The Beatles - Roll Over Beethoven
Sem comentários:
Enviar um comentário