quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Álamos - It's a New Day

O movimento pop nos anos 60 centrava-se fundamentalmente em Lisboa e Porto. No resto do país, apesar da quantidade enorme de grupos que então proliferaram, poucos foram os que tiveram acesso a um estúdio de gravação e muito menos notoriedade nacional. Coimbra, pela presença universitária, teve um papel de relevo na música moderna que então germinava. Dois grupos se destacaram e merecem a devida alusão, os Álamos ou Conjunto Universitário Os Álamos e o Conjunto Universitário HI-FI.

Os Álamos constituíram-se em 1963 e, com diferentes formações, existiram até 1969. Tocaram por todo o país e também no Ultramar, a priorização dos estudos fez com que rejeitassem propostas de tocar no estrangeiro. Depois de gravarem um EP em 1966, em 1969 gravam dois Singles, do primeiro escolheu-se o lado B o original “It's a New Day” que se ouve com agrado.



Fica ainda a curiosidade do texto da contra-capa:
“Os dicionários e as enciclopédias registam, em corpo de letra miudinho, esta definição de «Álamo», substantivo masculino: «árvore da família das salicáceas, espontânea nos lugares húmidos, mas também cultivada, a que pertencem algumas espécies e subespécies, etc., etc.»
É evidente que os dicionários e as enciclopédias não registam ainda, por natural desactualização (ou por má vontade…) esta outra definição de «Álamos» (plural) que o disco guardado no interior confirmará aos ouvintes: - «Álamos» - conjunto musical universitário, espontâneo a partir de Coimbra a que pertencem algumas espécies de todos nós conhecidas, figuras dominantes da música jovem do nosso tempo. Estes «Álamos» dão ainda pelos nomes de Rui Ressurreição (pianista); Carlos Manuel Correia (guitarra-solo); José António Pereira (baterista); Luís Filipe Colaço (guitarra-ritmo); José Luís Veloso (guitarra-baixo) e António José Albuquerque (organista).
 «Álamos» - conjunto musical é o que está na redondela preta. Deixem-na girar»

Agora, não é preciso deixar girar, basta um click  e estamos em 1969 com os Álamos – conjunto musical.



Álamos - It's a New Day

Sem comentários:

Enviar um comentário