domingo, 6 de dezembro de 2015

Os Vodkas - S. Francisco Girls

Nos anos 60 os grupos mais conhecidos e com acesso a gravar encontravam-se em Lisboa e Porto. No resto do país dificilmente passavam da animação de bailaricos nos clubes recriativos na área onde residiam. Alguns (poucos) no entanto conseguiram a gravação de um simples EP. É o caso de Os Vodkas.
Os Vodkas eram da Figueira da Foz e destacaram-se no período de 1965 a 1969. A constituição do grupo foi variável não só por divergências internas mas também por “darem o salto para França”. Em 1969 efectuaram o seu único registo, um EP onde aparecia o original “S. Francisco Girls” (influências de 1967?).



 Na contra capa do EP constava o seguinte delicioso texto:
“Na mais cosmopolita cidade turística portuguesa, a Figueira da Foz surgiu um notável grupo de música moderna – OS VODKAS.
Talvez pela influência do cosmopolitismo da Rainha das Praias de Portugal, este conjunto para além de cantar em português, canta nomeadamente em francês e inglês, o que lhe dará, estamos certos, grande projecção, não só entre nós, mas também no estrangeiro.
Estes jovens artistas, pelo contacto directo com a natureza, esse nunca acabar de formas que nascem e morrem, aparecem e desaparecem, se geram e corrompem, uma natureza bela e colorida, como é a da Praia da Claridade, que como por magia contagiou os seus espíritos, tão profundamente, que nas suas exteriorizações artísticas, há um cunho diferente, algo que os distingue, vincando-lhes a sua própria personalidade.
SCHOPENHAUER disse:
Ter glória e juventude ao mesmo tempo é demais para um mortal.
Estamos certos que com OS VODKAS isso não vai acontecer!”

A juventude já se foi, a glória também, fica somente a recordação de “S. Francisco Girls” num som que actualmente muitos diriam do mais puro “garage”, aí vai.



Os Vodkas - S. Francisco Girls

Sem comentários:

Enviar um comentário