quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Jaime Nascimento - Eu Sei Que Vais Partir

Reproduzimos parte da notícia do Jornal de Notícias de 27 de Dezembro último sobre a morte de Jaime Nascimento:

"O músico português Jaime Nascimento, um dos primeiros a tocar guitarra elétrica em Portugal, morreu hoje em Cascais, aos 95 anos

Jaime Nascimento foi, em 1952, um dos fundadores do Conjunto de Mário Simões e ao longo da carreira trabalhou com artistas como Amália Rodrigues, Carlos do Carmo, Simone de Oliveira, Tony de Matos e Maria Clara.
...
Uma das últimas atuações de Jaime Nascimento foi em 2010, em Lisboa, como convidado de um concerto do Real Combo Lisbonense, com o qual interpretou, aos 90 anos, o tema "A borracha do Rocha", que tinha sido gravado décadas antes pelo guitarrista.
À agência Lusa, o investigador João Carlos Callixto explicou que Jaime Nascimento, a par de Carlos Menezes, foi um dos pioneiros da guitarra elétrica em Portugal, ainda nos anos 1940.
Depois da fundação do Conjunto de Mário Simões, o guitarrista foi o único músico constante nas formações seguintes do grupo de música ligeira Conjunto Hélder Reis, onde era vocalista, e Quarteto de Mário Simões. Com o Conjunto de Mário Simões gravou o em disco a música "Canção do Mar", em 1953, que a fadista Amália Rodrigues gravaria posteriormente.
No formato quarteto, Jaime Nascimento gravou um disco que, em 1962, incluiu a participação de Carlos do Carmo no fado "Loucura". Entre 1959 e 1961, Jaime Nascimento também gravou em nome próprio, tendo editado três EP.
Em 1975, Jaime Nascimento fez parte do conjunto de Shegundo Galarza, com quem trabalhou até à morte deste, em 2003. "



Deste pioneiro da guitarra eléctrica em Portugal recordamos a canção "Sei Que Vais Partir" com data provável de 1958. Ficamos com Jaime Nascimento aqui com o Conjunto Hélder Reis, a ele havemos de voltar.



Jaime Nascimento - Eu Sei Que Vais Partir

Sem comentários:

Enviar um comentário