Há 30 anos saiu o nº 61 do jornal de divulgação musical Blitz, foi a 31 de Dezembro e por isso com muitas retrospectivas do ano de 1985 que terminava.
- Na página dois o destaque maior ia para o jornal "Melody Maker" e a campanha contra a heroína.
- Na página três o artigo da capa "1985: O Ano da América" de autoria de Manuel Falcão. Paradoxalmente sustenta-se que sendo a história da América expansionista, "...1985 foi o ano em que isso aconteceu de forma mais marcada nos últimos 20 anos em matéria musical" e afirma-se "Do lado da América, salvo raras excepções, não se avança - estagna-se na procura absurda do cada vez mais belo mas cada vez mais igual" para de seguida se defender que "Não é o mesmo o panorama da música britânica, a única que no ano que passou manteve algum brio de criatividade e que, com maior frequência, conseguiu conjugar a descoberta e a qualidade com a popularidade.". E refere-se Kate Bush, Scritti Politti, Jesus And The Mary Chain, Prefab Sprout, Felt e Latin Quartier.
Ainda na página dois o ano de 1985 em retrospectiva: os Onze Discos Portugueses, Seis Grupos Portugueses ao Vivo, Espectáculos do Ano, 22 Singles e Ma-xi-Singles Estrangeiros Editados em Portugal, 22 LP's Estrangeiros Editados em Portugal, Seis Temas Editados e Ignominiosamente desprezados pela Rádio, Duas Bandas Sonoras e uma Lista de Faltas de discos ainda não editados em Portugal.
- Página quatro com Os 25 mais 1985 do "Melody Maker" sendo o nº 1 "The Power of Love" da Jennifer Rush. Notícia ainda para o concerto dos Mler Ife Dada no Porto.
- Na página cinco sob o título Do Céu Caiu Uma Estrela para destacar o papel das mulheres no ano de 1985, Kate Bush, Mathilde Santing, Virginia Astley, Emmylou Harris, etc. e por fim "Lone Justice e a magnífica Maria McKee.
Página seis com a rúbrica Feira da Ladra somos lembrados que há 20 anos "Day Tripper/We Can Work It Out" dos The Beatles ocupava o 1º lugar na Grã-Bretanha e a rúbrica Busca no Sótão fala-nos das reedições dos "velhinhos" no ano de 1985 de Leonard Cohen a Elvis Presley.
- Página sete ocupada o grupo "electric-folk-music" Green on Red, A América «After The Gold Rush».
- Página oito e nove com artigo único O Ano de Todas as Cópias, "Revivendo cada disco que ouviram na infância como a pureza da música popular, os músicos jovens e outros mais idosos tornaram-se magníficos adaptadores, os melhores, investindo criatividade na recriação son«bre o tema, e os piores contribuíram para a mediocridade generalizada que faz da música popular caixote de lixo da cultura de massa.", assim começa o artigo.
- Páginas centrais para os Lone Justice, «Quando Surgimos Constituímos um Fenómeno Totalmente Novo».
- Em frente que a página doze só tem Pregões e Declarações.
- Página treze dá Uma Olhadela Sobre o Heavy em Portugal em 1985 e a conclusão é que "quase nada aconteceu". Ainda Discos Precisos em que o destaque era o duplo de platina de Amália Rodrigues, "O Melhor de Amália, Volume Primeiro.
- Página catorze fica-se pelas Rondas Nocturnas onde são referidos entre outros bares e discotecas, o Plateau, o Frágil, a Ocarina, o Café Concerto, o Rock House, o Jamaica.
- Página quinze com o Cardápio, Especial Reveillon, as escolhas para passar o ano.
- Nas páginas dezasseis e dezassete 1985: Um Ano de Balanço, com as escolhas do ano:
Álbum do ano para prensagens nacionais - Tom Waits com "Rain Dog"
Álbum estrangeiro sem prensagem nacional - Frank Zappa com "Thing-Fish"
A revelação do ano - Lone Justice
Melhor disco português - Fausto com "O Despertar do Alquimista"
- Páginas dezoito e dezanove os Top de Portugal, EUA e Grã-Bretanha e a decepção é total com, respectivamente, "Top Jackpot 85", Banda sonora de Miami Vice e "Now The Christmas Album, salva-se a lista de Independentes na Grã-Bretanha com a colectânea "1979-1983" dos Bauhaus.
- Finalmente página vinte com O Prazer da Música Country sobre a edição em Portugal de duas colectâneas designadas "Country Life".
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