quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Quinteto Académico - Reach Out I'll Be There

Nestas deambulações entre o Reino Unido e os Estados Unidos na música popular na década de 60, uma paragem em terra lusas onde o fenómeno, sem a dimensão daqueles países, não deixou de produzir intérpretes bem interessantes da nova música feita por jovens, para jovens. Se os primeiros anos da década são marcados pelo surgimento dos primeiros solistas e conjuntos com fortes influências do Rock'n'Roll, de, por exemplo: Elvis Presley, Ricky Nelson ou os britânicos The Shadows, ouça-se por exemplo: Daniel Bacelar, Victor Gomes, Zeca do Rock, Os Tártaros, Os Titãs, com o avançar da década outras influências, The Beatles a Pink Floyd, marcaram o panorama musical português com a formação de múltiplos novos grupos com destaque para os Sheiks, os Jets ou o Conjunto Hi-Fi.

A maior parte dos conjuntos era formado por estudantes o que levava a adoptar a designação "académico", entre outros, já por aqui passou o Quinteto Académico e a eles agora voltamos.
Existiram durante quase toda a década de 60 (1961 a 69) sendo a sua formação bastante instável. Passaram por lá alguns nomes bem conhecidos como o Pedro Osório, o Jean Sarbib e mais tarde, já Quinteto Académico + 2, o Mike Seargent e o Dany Silva. Numa abordagem longe do Ié-Ié e mais próxima do Rock e do Soul o Quinteto Académico aparece, juntamente com os Sheiks, no que podemos considerar uma 2ª vaga do Rock em Portugal. Em 1967 gravam o 2º EP onde aparecia (para além de “Winchester Cathedral”) o tema agora escolhido, “Reach Out I'll Be There”.




“Reach Out I'll Be There” editado em 1966 pelos Four Tops foi um grande êxito e pode ser agora recordado.




Pois é, numa altura em que a música soul negra dava cartas através da “Motown Records”, o nosso Quinteto Académico aderia ao som Motown mostrando uma musicalidade pouco vulgar por cá (utilizando uma multiplicidade instrumental pouco usual) e faziam a sua versão de “Reach Out I'll Be There”.
Aí vai.



Quinteto Académico - Reach Out I'll Be There

PS: Já em 1966, os Thilo’s Combo tinham feito a sua versão (menos interessante) de “Reach Out I'll Be There”

Sem comentários:

Enviar um comentário