terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Conjunto de Oliveira Muge - Piange con me

Entre os conjuntos que abrilhantavam os bailes, nos idos anos 60, no Café Progresso na praia do Furadouro, em Ovar, e que o meu pai lembrava, no capítulo dedicado ao Furadouro, no já citado livro "Ovar - A Paisagem e o Indivíduo",  para além dos entretanto recordados Quarteto de Mário Simões e o Shegundo Galarza, estavam também conjuntos vareiros tendo sido o mais afamado o Conjunto de Oliveira Muge. A ele voltamos mais uma vez.


No Boletim da Junta de Freguesia de Ovar de Julho de 2012 de homenagem ao grupo vareiro Conjunto de Oliveira Muge consta uma imagem do jornal Primeiro de Janeiro, onde se publicitava o programa de rádio Cidade 68, em onda média, cujo título era “os dez mais (os 10 astros da canção mais populares)”, o primeiro lugar ia para Elvis Presley e em terceiro lugar estava o Oliveira Muge.
Presumo que reflexo tardio do êxito que foi “A Mãe” de 1966. Nesta altura já o conjunto tinha lançado o 4º e último EP gravado em Joanesburgo. Com 2 originais (de António Policarpo falecido em 2012) e 2 versões assim terminava a carreira em disco do Conjunto de Oliveira Muge. Entre as versões e a abrir o EP estava “Piange con me” êxito do conjunto britânico The Rokes.

O conjunto manteve-se activo até cerca de 1974 e reapareceu em 1976 actuando durante vários anos novamente no Café Progresso na praia do Furadouro, em Ovar. Volta em 2008 sendo entretanto alvo de várias homenagens. Também em 2008 o tema “A Mãe” é recuperado na banda sonora do filme “Aquele querido mês de Agosto” de Miguel Gomes.

Segue a versão de “Piange com me” pelo Conjunto de Oliveira Muge.



Conjunto de Oliveira Muge - Piange con me

2 comentários:

  1. Armindo Gomes, em 1º lugar quero dar-lhe os Parabéns pelo seu trabalho. Apenas uma correção sobre "Os Dez Mais" que era uma rubrica do programa Cidade 68 das Produções Golo que ia para o ar aos Domingos no RCM em Moçambique. Provavelmente o Primeiro de Janeiro quiz salientar o facto de um conjunto de Ovar estar na 2ª posição. O grande êxito deles foi "A Mãe" em 66 e que chegou a Portugal e creio que chegou a ser proibida porque podia criar problemas aos jovens que iam para a guerra no Ultramar. No entanto eles editaram mais dois discos e em 68 deveria ser "Gorongoza" outro êxito que os teria feito subir. Na tabela existem mais dois artistas de Moçambique, John Berks (locutor da LM Radio) e Natércia Barreto. Poderá ver a história do Conjunto de Oliveira Muge na Onda Pop nº 14. www.ondapop.pt

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo seu comentário. Volte sempre.

    ResponderEliminar