segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Shegundo Galarza - Kanimambo


Shegundo Galarza é um dos conjuntos referidos pelo meu pai, no livro "Ovar - A Paisagem e o Indivíduo", como animadores dos bailes "que constituíram grandes acontecimentos de elegância e de convívio"  e que se realizavam nos anos 60 no Café Progresso, na praia do Furadouro, em Ovar. Recordo-me, ainda pequeno, do anúncio de pelo menos uma das idas do Conjunto de Shegundo Galarza ao referido Café Progresso (ou seria no Hotel?) e de os meus pais a ele terem ido.

Shegundo Galarza (1924-2003), compositor, pianista e director de orquestra, de origem basca viajou para Portugal no final da década de 40, por cá ficou e por cá construiu a sua carreia musical. Foi uma das figuras mais destacadas da música ligeira com presença regular na RTP (quem se lembra do TV Clube?) com a sua orquestra de violinos e um guitarrista que o acompanhava sempre de nome Carlos Menezes (pioneiro da guitarra eléctrica em Portugal).
Trabalhou, como arranjador e director de orquestra, de acordo com a "Enciclopédia da Música em Portugal no século XX", com Amália Rodrigues, Carlos Paião, Frei Hermano da Câmara, Herman José, José Cid, Lara Li, Paulo de Carvalho, Tozé Brito, entre outros.



Para audição "Kanimambo" tema popular de Moçambique, grande êxito, em 1959, na voz de João Maria Tudela, aqui na versão instrumental de Shegundo Galarza. Quem sabe se os meus pais não dançaram ao som deste "Kanimambo".



Shegundo Galarza - Kanimambo

Sem comentários:

Enviar um comentário