domingo, 20 de dezembro de 2015

The Monkees - Last Train to Clarksville

Tem sido assim ao longo da história, sempre que um novo movimento aparece nas margens do convencional, muitas vezes em oposição clara ao estabelecido, logo se inicia um processo de "adulteração" e "comercialização" "às exigências do mercado". O movimento Beat não foi excepção.
Por todo o lado começaram a aparecer conjuntos Beat.
Rapidamente se fabricaram grupos ao gosto do consumidor, um dos melhores exemplos veio dos Estados Unidos e deu pelo nome de The Monkees.

Socorrendo-nos mais uma vez do livro "O Mundo da Música Pop":
"Aparece um anúncio: «Precisam-se músicos para fundar conjunto beat». A revista musical norte-americana que pública este anúncio tem que analisar um sem-número de ofertas. Quatro rapazes com sorte, pois não se lhes exige que saibam muito. Para isso, bastam os músicos. Os rapazes só tinha, que fazer  um pouco de comédia diante das câmaras de televisão. Foi assim que nasceram os «Monkees»."

Recrutados através de anúncio nos jornais para uma série televisiva sobre uma banda de Rock'n'Roll, The Monkees foram o exemplo acabado de um conjunto fabricado, embrulhado, publicitado e comercializado pronto a consumir.



"...num tempo record  elevou aos píncaros um grupo desconhecido." Preparada a série televisiva e exportada para a Europa, eis "Finalmente! Um grupo originário da formosa e boa América do Norte!". Mas um belo dia a máscara cai, "Porque , ainda isso parece incrível, os Monkees só eram utilizados como vozes originais. A música, essa era feita por outros.". Até que "quiseram demonstrar o contrário e actuaram directamente, provocaram o riso de todo o auditório. ...tinham sido bem enganados pois até ali acreditavam na originalidade do grupo."

O primeiro álbum do grupo, editado em 1966, aí está para prová-lo, quase todo tocado por músicos de estúdio, até os coros não são maioritariamente feitos pelo grupo, nenhuma faixa tem a participação integral dos quatro elementos dos The Monkees. Não deixou de ser um êxito estrondoso com mais de 5 milhões de cópias vendidas.

"Last Train to Clarksville" foi a faixa de maior sucesso.



The Monkees - Last Train to Clarksville

Sem comentários:

Enviar um comentário