Passagem por 20 álbuns ímpares da década de 70
Não é só Joni Mitchell que tem direito a passagem dupla nesta escolha de 20 álbuns da década de 70, em relação a David Bowie também me vieram logo à memória dois LP que muito apreciei (e aprecio), foram "The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars" (1972), que já recordei e "Low" decorria o ano de 1977.
"Low" é o primeiro de três álbuns que constituíram a "trilogia de Berlim" (na realidade "Low"começou a ser gravado nos EUA, continuado em França e terminado em Berlim), os outros foram "Heroes" (1977) e "Lodger" (1978) e tiveram a colaboração de Brian Eno e Toni Visconti. Depois das personagens "Ziggy Stardust" e "Thin White Duke" e da experiência em drogas, David Bowie "refugia-se" em Berlim, onde podia passar despercebido, e desenvolve os seus diversificados caminhos musicais por novos terrenos a fazerem parte do Rock Experimental.
"Low" é um álbum extremamente influenciado por Brian Eno, em particular o lado B, em "David Bowie - Três décadas de metamorfoses" lê-se: "A crítica não sabia o que dizer do lado B de Low. Gelado, matemático, Low é acima de tudo a utilização do veículo rock para a divulgação popular da avant-garde musical europeia, o que não parecia preocupar Bowie, indiferente às reacções e consequências já visíveis."
"Low" não alcançaria grande êxito e as vendas foram reduzidas, o reconhecimento viria anos mais tarde.
A abrir o lado B estava "Warszawa", um tema fundamentalmente instrumental escrito em parceria com Brian Eno.
David Bowie - Warszawa
Sem comentários:
Enviar um comentário