terça-feira, 30 de julho de 2019

June Tabor - The Band Played Waltzing Matilda

Mais algumas memórias soltas dão continuidade a estes Regresso ao Passado até interromper por alguns dias para umas merecidas férias.

A primeira recordação vai June Tabor.

Em 1978 falecia a minha cantora preferida de sempre, Sandy Denny, e um enorme vazio se me apoderou pois sabia da impossibilidade de alguma vez o ver superado. Ainda hoje, a minha paixão por Sandy Denny é incontornável e como esperava não mais encontrei alguém que preenche-se o espaço por ela deixado. À época procurei entre as vozes femininas que mais apreciava, Maddy Prior dos Steeleye Span, Jacqui McShee dos Pentangle (nas afinidades musicais mais próximas), Annie Haslam dos Renaissance, Sonja Kristina dos Curved Air, Grace Slick dos Jefferson Airplane (em afinidades bem mais remotas) uma sucedânea para a minha Sandy Denny, mas genericamente todas elas já estavam em fase descendente ou numa fase menos interessante das suas carreiras. Havia ainda a Joni Mitchell, mas essa já ocupava um lugar especial ao lado da Sandy Denny.

Até que um dia conheci um álbum designado “Silly Sisters”, de 1976, de um duo de música Folk que tomou o mesmo nome, formado pela Maddy Prior já referida e por uma tal June Tabor. E desde logo me prendeu a atenção a qualidade interpretativa desta última, então desconhecida para mim. Acompanhei, dada a sua pouca divulgação por cá, o mais perto que pude o percurso que June Tabor foi trilhando. Exímia interprete “a capella” foi ao longo dos anos abraçando vários estilos, do Folk tradicional, a standards de Jazz (mal recebidos pela crítica mais puritana) ou ainda ao Rock independente de uns The Velvet Underground ou Joy Division.


Edição em CD de 1989 com as ref: TSCD 298; TSCD298

A voz tornou-se progressivamente mais grave, mas sempre de uma pureza e integridade manifestas. Hoje, aos 71 anos é, para mim, a mais importante e bonita cantora Folk, ocupando, por especial valor, um lugar singular ao lado da Sandy Denny e Joni Mitchell. Ainda em 1976 grava o primeiro álbum a solo designado “Airs and Graces” e dele recupero a canção “The Band Played Waltzing Matilda”.
Escrita em 1971 por Eric Bogle tem como origem “Waltzing Matilda” do cancioneiro australiano do início do século XX. Ouçam então “The Band Played Waltzing Matilda” em silêncio de preferência, como diz a própria June Tabor: “O silêncio é tão importante como as notas”.




June Tabor - The Band Played Waltzing Matilda

 PS1: Na noite fria de 2 de Março de 1993, num Rivoli quase deserto, assisti a um concerto, belo e intimista, de June Tabor. Lembrei-me da Sandy Denny. Não a substituiu, mas ajudou a minorar o vazio por ela deixado.

PS2: Reproduzindo João Lisboa na crónica de 21 de Setembro de 2013, no Expresso: “Elvis Costello não se fica por meias palavras: “Se não gostam de escutar June Tabor, melhor seria que desistissem de ouvir música””

Sem comentários:

Enviar um comentário