segunda-feira, 22 de julho de 2019

Maria Bethânia - Rosa dos Ventos

DISCO MÚSICA & MODA, nº 2 de Fevereiro de 1971

As páginas centrais deste nº do jornal "DISCO MÚSICA & MODA" fazia o rescaldo do Festival RTP da Canção realizado a 11 de Fevereiro. Numa apreciação muito crítica... o melhor estava em Maria Bethânia convidada para actuação depois do desfile dos 9 concorrentes.

"Maria Betânia foi a maior atracção, entre as que a RTP apresentou em fim de festa, no seu Grande Prémio-1971.", afirmava-se em artigo com o título polémico "Maria Betânia: «Os festivais são um lixo...»".





No Brasil tinha afirmado que achava "os festivais um lixo" o que confirmou em Portugal "embora não me importe de participar como artista convidada, como é o caso".
Musicalmente diz-se «ferrenha» de Billie Holiday e admiradora do irmão e de Roberto Carlos e a sua passagem por Portugal servia para lançamento de novo disco onde constavam as canções "Jesus Cristo" e "Rosa dos Ventos". A primeira é de Roberto Carlos a segunda de Chico Buarque, "Rosa dos Ventos" é a escolha para hoje.




Maria Bethânia - Rosa dos Ventos

PS:
No texto é dito que Maria Bethânia tinha vindo do Brasil com o seu irmão Caetano Veloso. Curioso, pensava eu que Caetano Veloso se encontrava em exílio em Inglaterra e só tinha voltado ao Brasil em 1972. Descubro agora houve um acordo com o regime e que permitiu a Caetano Veloso estar em 1971 um mês no Brasil, pelo que afinal faz todo o sentido o texto deste artigo.

Sem comentários:

Enviar um comentário