quinta-feira, 18 de julho de 2019

Albert Ayler - Music Is The Healing Force Of The Universe

DISCO MÚSICA & MODA, nº 2 de Fevereiro de 1971


A página dedicada ao Jazz trazia neste nº do jornal "DISCO MÚSICA & MODA", para além do pequeno artigo dedicado a Quincy Jones, que motivou o Regresso ao Passado de ontem, espaço para "Os melhores do Jazz na opinião da crítica" e um artigo sobre Albert Ayler "A música era a sua religião", que serve de pretexto para agora o recordar. Este artigo lembra os concertos dados por Albert Ayler na Fundação Maeght em França alguns meses antes da sua morte.





Socorrendo-me novamente do livro "Os Grandes Criadores de Jazz" no texto "O free-som da liberdade" relativo ao Free-Jazz aqui ficam algumas notas sobre  Albert Ayler:
"Albert Ayler (1936-1970) terá sido, em menos de dez anos, a voz mais lancinante e fulgurante desta corrente. Profundamente marcado pelo gospel e pelas fanfarras religiosas da sua infância, iniciou-se verdadeiramente como saxofonista aos dezasseis anos, ao lado do grande harmonicista de blues, Little Water. Cria amizade com Cecil Taylor, depois com Coltrane, grava com Don Cherry, Gary Peacock, etc. O seu enorme vibrato, as suas citações aparentemente incongruentes (hinos, canções infantis, melodias mexicanas...) e mais ainda a sua religiosidade demonstrativa, desconcertam o público e a crítica americanos. A sua música é de um sinceridade desvairada e, mais do que ingénua, seria preciso qualificá-la de arte bruta. Aos seus contemporâneos, ela pareceu mesmo brutal, tanto mais que era como uma vertente árida de uma montanha em que Jimmie Hendrix ocupava a outra face. Ambos teriam um destino semelhante: alguns meses após os seus últimos grandes concertos (na Fundação Maeght), o cadáver de Ayler foi encontrado em East River, a 25 de Novembro de 1970."


O último álbum publicado em vida foi "Music Is the Healing Force of the Universe" no ano de 1969 e é dele o tema com o mesmo nome que se segue:




Albert Ayler - Music Is The Healing Force Of The Universe

Sem comentários:

Enviar um comentário