DISCO MÚSICA & MODA, nº 2 de Fevereiro de 1971
A crítica mais exigente manifestou-se claramente desfavoravelmente ao Festival RTP da Canção ou como também era designado neste caso o VIII Grande Prémio TV da Canção. O jornal "DISCO MÚSICA & MODA" fazia, nas suas páginas centrais, o rescaldo do Festival em dois artigos intitulados respectivamente "A Festa Acabou" e "Duas Notas Salutares". Neste último, Tito Lívio termina dizendo: "As ovações que distinguiram Maria Betânia e, por contrate, a pateada que acolheu a canção vencedora do Festival - sinal de um público defraudado e, apesar de tudo, possuidor de razoável espírito crítico - foram as únicas notas salutares e inconformistas, num Grande Prémio solene, pomposo, acomodadiço, decepcionante e... moribundo, a continuar o actual sistema de votação dos júris regionais."
A excepção, em termos de concorrentes ao Festival, parece que ia para o Fernando Tordo com o seu "Cavalo à Solta" ao afirmar-se no texto "A Festa Acabou": "Depois Fernando Tordo. Merecendo melhor sorte, melhor compreensão. Um belo poema de Ary-poeta sério, extraordinariamente bem defendido. Como um fado falado, num perfeito equilíbrio de melodia, poema e interpretação. Até que enfim!".
Fernando Tordo ficaria pelo 3º lugar, mas foi a melhor canção do Festival que ainda hoje se ouve muito. A ela volto então, "Cavalo à Solta"
Fernando Tordo - Cavalo à Solta
Sem comentários:
Enviar um comentário