“António Macedo nasceu em Massarelos, Porto, a 26 de Fevereiro de 1946.
Faleceu na mesma cidade em 14 de Junho de 1999. Autor, intérprete e compositor, muito activo como cantor de intervenção durante os anos 70, mas sobretudo antes da revolução. António Macedo rapidamente se desiludiu. Autodidacta, acompanhava-se a si próprio à viola. Cantautor, por excelência, protagonizou uma das canções mais emblemáticas do canto de intervenção Erguer a voz e cantar, que ficou conhecida como “Canta, Amigo, Canta”. Passou a infância entre o Porto e Braga e em meados de 60 veio para Lisboa onde se licenciou em Germânicas.” - Em “Canto de Intervenção 1960-1974” de Eduardo M. Raposo.
Deixou uma discografia curta, um EP e cinco Single, mas muito interessante. Lembrando-me bem de ouvir algumas das canções na rádio, em concreto no programa da Rádio Renascença "Página Um".
Na contra-capa do Single que continha “O Casamento da Menina Manuela” lia-se:
"O principal valor de uso das canções de António Macedo será talvez o seu poder de intervenção no quotidiano: a possibilidade da sua presença na ausência de toda a encenação espectacular, num local sem privilégio ou uma hora sem data.
O que caracteriza as suas canções é a utilização dos signos mais comuns de um quotidiano que todos conhecemos bem demais, na produção de um sentido contrário ao do sistema (dominante). Trat-se de fazer da canção uma fala (mais do que uma escrita) de ruptura.
Esta é uma forma das diferenças fundamentais entre a canção e o poema ( em sentido estrito) podemos encontrá-la explorando a fundo as suas virtualidades numa canção como «o Casamento da menina Manuela». Quem o oiça compreenderá melhor como pode ser um começo de festa até o desmascarar dos negócios que se escondem as aparências dela.", assina Miguel Serras Pereira.
Do mesmo Single de “O Casamento da Menina Manuela” , estávamos no ano de 1972, segue a canção “”Baila, Baila, Rapariga”. Aqui fica mais uma bela recordação de António Macedo.
António Macedo - Baila, Baila, Rapariga
Sem comentários:
Enviar um comentário