Em Setembro de 2007 faleceu, tinha 75 anos quando o músico Joe Zawinul nos deixou. Zawinul não foi um nome conhecido do grande público, teve contudo, um percurso musical muito peculiar e deixou marcas relevantes na criação do som “Jazz de Fusão”, terá em lugar de destaque na história da música moderna.
No início da década de 60, o músico austríaco faz parte do quinteto de Cannonball Adderley, terminando a década na companhia de Miles Davis e influenciando-o de forma determinante com o seu som eléctrico. Esta influência será notória no duplo álbum “Bitches Brew” de Miles Davis, uma referência obrigatória na fusão do Jazz e do Rock (procurei o CD e não o encontrei, ah! já sei, é a minha filha Ana que o tem. Está em boas mãos!) e em “In a Silent Way” onde assina o tema título. No início dos anos 70 forma, conjuntamente com Wayne Shorter, Miroslav Vitous e Jaco Pastorius, os Weather Report. O grupo terá um êxito significativo e a sua música reconhecida como a de maior sucesso na criação das sonoridades Jazz/Rock que despontavam na época. Ao Jazz ele juntou o piano eléctrico e os sintetizadores, ao Rock a improvisação típica do Jazz, a fórmula resultou e agradou a diferentes públicos. A popularidade maior foi atingida com o tema “Birdland” do álbum “Heavy Weather” de 1977.
https://www.zawinulonline.org |
Em 1987 com o fim dos Weather Report forma o Zawinul Syndicate. Foi com esta formação que tive oportunidade de o ver em 2001, a 29 de Junho, no Coliseu do Porto num concerto seguro, maduro, mas talvez já sem a originalidade dos anos 70. Concerto conjunto com a nossa Maria João com quem ele faria diversos concertos.
Weather Report - Birdland
Sem comentários:
Enviar um comentário