sexta-feira, 5 de julho de 2019

Beatniks - Back In Town

Os primeiros anos da década de 70 vão alterar significativamente o panorama musical português. Portugal atrasado, analfabeto e isolado internacionalmente manifestava-se impotente no impedimento da proliferação das novas sonoridades que andavam no ar. Na música popular portuguesa os anos de 71/72 foram magníficos com evidências como o José Afonso, José Mário Branco, Sérgio Godinho, Adriano Correia de Oliveira e José Jorge Letria. Até no Jazz o cenário alterou-se significativamente, o 1º Festival de Jazz de Cascais em 1971 e o surgimento de alguns grupos nacionais como os Contacto, os Anar Jazz Group (de Jorge Lima Barreto), os Status e os The Bridge (de Jean Sarbib) são comprovativos.

O Rock teve no Festival de Vilar de Mouros de 1971 o seu ponto alto, os conjuntos proliferavam, Pop Five Music Incorporated, Psico, Sindicato, Pentágono, Beatniks são bons exemplos.

Dos Beatniks pioneiros do Hard-Rock em Portugal já recordei “Cristine Goes To Town” e "Sing It Along". E ficou então quase tudo dito. Recordemos que era já a segunda formação do grupo e que, para além daquele EP, só tiveram tempo de gravar um Single em 1972 e que é a recordação para hoje. As duas composições do Single são originais de nome “Money” e “Back In Town” e transpiram influências dos Uriah Heep, Grand Frank Railroad e Black Sabbath por todos os poros.





Alguns dos elementos do conjunto vão para a Bélgica em fuga ao serviço militar obrigatório, Rui Pipas passa a integrar os Albatroz, era um novo fim para os Beatniks. Renasceriam, após 25 de Abril, com nova formação e subsistiram (com diferentes formações) até ao início dos anos 80; por lá chegou a passar a Lena d’Água.

Com um riff pesado e monolítico, a lembrar os Black Sabbath, toca a ouvir “Back in Town”, o Hard-Rock português em 1972.




Beatniks - Back In Town


Sem comentários:

Enviar um comentário