domingo, 30 de junho de 2019

Joni Mitchell – Hejira

Passagem por 20 álbuns ímpares da década de 70

Pese os altos e baixos que a década de 70 teve, Joni Mitchell foi uma das poucas artistas que tal contrariou, mantendo ao longo de todo aquele período um nível qualitativo incomum. Oito trabalhos superlativos, obrigatórios para quem, como eu viveu, musicalmente, de uma forma intensa aqueles anos. Razão pelo qual me vejo obrigado a incluir, nesta selecção de vinte, mais um disco de Joni Mitchell, já tinha escolhido "Blue" de 1971, agora escolho "Hejira" de 1976.


Edição portuguesa de 1977 com as Ref: ASY 53053, 53053
Preço 580$00, menos de 3€




"Hejira" encontra Joni Mitchell em processo de aproximação ao Jazz, que iria prolongar-se até ao final da década, com a colaboração de nomes famosos do Jazz, neste álbum com Jaco Pastorius (1951-1987), proeminente baixista dos Weather Report.



"Hejira" é um ponto alto do encontro do Rock, do Folk e do Jazz de uma forma única e admirável. Não é um disco fácil e de assimilação rápida, vai crescendo com o tempo e ainda hoje é motivo de prolongados prazeres e descobertas. Ouça-se a faixa de abertura "Coyote", um bom exemplo da sofisticação que a música de Joni Mitchell alcançava, e depois tínhamos Jaco Pastorius no baixo...




Joni Mitchel - Coyote

Sem comentários:

Enviar um comentário