quinta-feira, 27 de junho de 2019

Richard and Linda Thompson – I Want to See the Bright Lights Tonight

Passagem por 20 álbuns ímpares da década de 70

Avanço mais um ano, para 1974, onde escolho 2 álbuns para esta escolha  que estou a fazer referente à década de 70.
O primeiro dos quais vai para Richard and Linda Thompson e o LP "I Want to See the Bright Lights Tonight".

Richard Thompson é o famoso guitarrista, cantor e compositor que integrou os Fairport Convention de 1967 a 1971 com os quais gravou 5 álbuns históricos, referências obrigatórias do melhor Folk-Rock britânico, e se evidenciou, muito novo, na sua habilidade como guitarrista e promissor escritor de canções. Abandona os Fairport Convention em 1971 para encetar carreira a solo e poder interpretar as suas próprias composições. No entanto, escreve Leslie Berman na colectânea "Watching the Dark": "Or that's what he intended - but financial constraints led first to a full calendar of recording sessions and brief stints in Iain Matthews' ans Sandy Denny's bands. Denny had introduced Thompson to her friend and backup vocalist, Linda Peters, who became Thompson's girlfriend and soon after his musical partner, because "working in separated bands was a strain on a a fledgling relationship." The duo toured folk clubs and universities, with Linda's voice providing a bright touch to what becoming known as Thonpson's gloom and doom."

Richard casou-se com Linda em 1972, ano em que foi editado o seu primeiro LP a solo "Henry The Human Fly!", Linda Peters passa a Linda Thompson e aí temos Richard and Linda Thompson. As primeiras gravações ocorreram em 1973 e são editadas no ano seguinte, é o álbum "I Want to See the Bright Lights Tonight" agora escolhido.



Edição USA, 1983, com a ref: CGLP 4407


Um disco que na época passou relativamente despercebido e que não teve qualquer êxito comercial, por cá, também, não me lembro do mesmo ter sido divulgado pelo que só mais tarde o conheci na plenitude. Hoje em dia considerado um dos melhores testemunhos do Folk-Rock, dele ficaram um conjunto de canções de imediato reconhecidas como estando entre o mais bem arquitectadas no género por aquele que para muitos é a figura mais importante no estabelecimento do Folk-Rock britânico.


Ficamos com um dos grandes temas do disco, hoje um clássico de Richard Thompson, "The Calvary Cross".




Richard and Linda Thompson – The Calvary Cross

3 comentários:

  1. Por acaso não conhecia o Richard Thompson (mas conhecia os Fairport Convention, claro), de forma que já tratei de baixar a discografia completa. A ouvir com atenção..

    Agradecido pela partilha

    Jorge Batista

    ResponderEliminar
  2. Espero que tenha uma boa surpresa com a descoberta de Richard Thompson. Simplesmente uma das minhas preferências de sempre. Mantém ainda uma qualidade invulgar, ouça-se "13 Rivers" de 2018, o melhor que sobrevive dos anos 60. Tive a oportunidade de o ver a solo e em grupo com os Fairport Convention no 50º aniversário do grupo em Cropredy em 1917 onde tive a oportunidade de tirar algumas fotos com ele. Veja o link https://notaspassadas.blogspot.com/search/label/Fairport%27s%20Cropredy%20Convention%202017

    ResponderEliminar
  3. Estive a ouvir o álbum que refere. Vê-se bem o cheirinho a Fairport Convention (afinal, nem é de estranhar...) e é muito bom. Agradecido pela revelação.

    Agora vou ouvindo o que tenho... são 20 álbuns originais, mais 12 ao vivo.... haja tempo.....

    Abraço

    Jorge Batista

    ResponderEliminar