quinta-feira, 20 de junho de 2019

Joni Mitchell – Blue

Passagem por 20 álbuns ímpares da década de 70


Da melhor cantora do Reino Unido, Sandy Denny, para a melhor cantora dos Estados Unidos, Joni Mitchell.
Cantora será mesmo redutor quer para uma quer para a outras, as duas foram extraordinárias compositoras que elevaram a música popular, em particular a música Folk, para patamares difíceis de igualar. As duas assinaram álbuns em 1971 que os coloco nesta passagem pelos 20 mais da década de 70. A primeira, prematuramente desaparecida em 1978, foi o motivo do Regresso ao Passado de ontem, para hoje fica Joni Mitchell, actualmente debilitada com os seus 75 anos.

Em 1971, Joni Mitchell publica o seu 4º álbum de originais, "Blue" de seu nome e é hoje quase unanimemente considerado como o expoente maior não só da sua obra como de toda a história da música popular. Vejam-se as distinções que tem tido através dos tempos.


Edição alemã em Vinil de 1999 (?) com as Ref: 44 128, (MS 2038), K 44 128


O álbum todo composto e produzido por Joni Mitchell contém 10 canções ímpares do Folk-Rock, tivesse Joni Mitchell somente feito este disco e já seria suficiente para ter um lugar de destaque na galeria das eleitas de Apolo para nosso deleite.
"Blue" começa com "All I Want", o início de uma viagem pelo amor, a solidão e as desilusões de Joni Mitchell.

"I am on a lonely road and I am traveling, traveling, traveling, traveling...", assim começa, este disco único e maravilhoso que desde 1971 me acompanha.




Joni Mitchel - All I Want

Sem comentários:

Enviar um comentário