Absolutamente único este 4º álbum do ano de 1970 que se encontra nestas minhas escolhas de discos "ímpares da década de 70", "Fotheringay" do grupo com o mesmo nome, registo único da então formação da Sandy Denny.
Quis a fortuna que, quando foi editado, encontra-se numa loja do Porto este disco, ao que consegui apurar trata-se de uma edição do Reino Unido de 1970 com a referência ILPS 9125.
Formato: Vinil, LP, Repress, Gatefold; Etiqueta: Island Records - ILPS 9125 |
Mais um disco que me acompanha há quase 50 anos e que eu preservo com todo o cuidado. Durante muitos anos não mais encontrei "Fotheringay" à venda até ao advento do CD com várias edições, a partir de 1987 encontram-se duas faixas extra respectivamente "Two Last Weeks In Summer" e "Gypsy Davey". Mais recentemente, 2015, aparece na compilação "Nothing More (The Collected Fotheringay)" constituída por 3 CD e 1 DVD. Nesta edição as faixas extras são:
-"The Sea", "Winter Winds" e "The Pond And The Stream" (Studio Demos)
- "The Way I Feel" (Original Version)
- "Banks Of The Nile" e "Winter Winds" (Alternate Takes)
Uma delícia para os fãs de Sandy Denny e desta sua formação que existiu somente no ano de 1970.
Musicalmente e esteticamente, aprecie-se a capa, também, "Fotheringay" é um disco ímpar da música popular em geral e do Folk-Rock em particular. Ter tido toda a minha vida a oportunidade de desfrutar desta pequena maravilha foi, e é ainda, uma enorme satisfação, a ele volto regularmente.
Para todos os que tiverem gostado das passagens que já fiz por este disco a sugestão só pode ser a sua aquisição, agora que é fácil, está à distancia de um click. Entretanto tempo para ouvir "Banks of the Nile", um tradicional com arranjos de Sandy Denny e Trevor Lucas, um ponto muito alto não só deste álbum como de toda a música Folk. Sandy Denny no seu melhor, desta vez com os Fotheringay.
Fotheringay - Banks of the Nile
Sem comentários:
Enviar um comentário