Passagem por 20 álbuns ímpares da década de 70
O Rock Progressivo teve o seu auge na primeira metade dos anos 70. Foi uma época em que grandes grupos de Rock alargaram as fronteiras e exploraram novas sonoridades. As canções ultrapassavam os limites dos 2, 3 minutos e prolongavam-se por longos minutos, por vezes a ocupar todo um lado de um LP, cerca de 20 minutos, ou até mesmo mais. Muitos dos discos eram conceptuais ou seja desenvolviam um tema ao longo do disco em diversas canções muitas das vezes interligadas. Gostava, gostava muito de alguns grupos absolutamente marcantes desse período, sobretudo os grupos ingleses, eis alguns: Jethro Tull, Yes, King Crimson, Van Der Graaf Generator, Gentle Giant, Genesis, Pink Floyd, Emerson, Lake and Palmer, etc., etc..
A duração foi curta e o filtro do tempo foi cruel para muitas desses grupos. Mesmo assim não resisto a alguns registos que agora incluo nesta selecção de 20 da referida década de 70. O ano de 1972 foi particularmente fértil para este género e nele encontro o disco que então mais me marcou e que eu tanto ouvi, eram os Genesis e o disco dava pelo nome de "Foxtrot". Adquiri-o rapidamente e ainda hoje o ouço, é uma edição portuguesa com as referências 6369 922 (CAS 1058) na capa (Printed in Germany) e 633405 na rodela do disco com indicação de "Editado por EDISOM, LDA".
Com diversas formações ao longo dos anos (1967-1998) aquela que considero a melhor foi a que existiu de 1971 a 1975, era a seguinte a composição:
Tony Banks – teclados
Peter Gabriel – voz e flauta
Mike Rutherford – baixo
Phil Collins – bateria
Steve Hackett – guitarra
Nesse período gravaram 4 álbuns fundamentais do Rock Progresssivo, são eles "Nursery Crime" (1971), "Foxtrot" (1972), "Selling England by the Pound" (1973) e finalmente o duplo álbum "The Lamb Lies Down on Broadway" (1974), todos devidamente recomendados.
Composto por 6 faixas das quais a última é a suite "Supper's Ready" com os seus 23 minutos, talvez o ponto mais alto de toda a obra dos Genesis, "Foxtrot" é merecidamente o disco do ano na área do Rock Progressivo.
Começo pelo princípio, é com "Watcher of the Skies". Era o que eu ouvia com os meus 15, 16 anos.
Genesis - Watcher of the Skies
Sem comentários:
Enviar um comentário