Depois de, em tempos, ter, sob tema "Passagem por 20 álbuns ímpares da década de 60" recordado 20 LP marcantes daquela década, nada mais natural do que fazer, agora, o mesmo para a década de 70.
Escolhas circunstanciais, feitas sem grande reflexão, ou seja, foram os discos que me vieram à memória, num primeiro exercício, de forma muito espontânea. Como tal acredito que esta lista feita noutra altura poderia ser diferente, mas não muito, são as minhas impressões e não as de qualquer "best of" que se pode encontrar com facilidade na internet. Só tive que ter uma preocupação, pois comecei a constatar que facilmente chegava aos 20 discos somente com os primeiros anos da década, pelo que tive que conceder de forma a chegar a 1979. Mesmo assim 12 das escolhas concentram-se nos primeiros 3 anos, o que por um lado julgo corresponder a uma realidade objectiva, decréscimo de qualidade/quantidade ao longo dos anos, por outro uma razão subjectiva, os estudos universitários (1973-1978) e algum envolvimento político pós 25 de Abril de 1974 terão levado a uma menor atenção ao que ia sendo produzido, acredito que mais a primeira que a segunda.
Um constatação interessante após a lista já estar elaborada, o nº de álbuns em nome individual supera de longe o de grupos, isto num tempo em que os conjuntos Rock estavam tão em voga.
Procurarei seguir a ordem da data pela qual foram editados sem qualquer ordem de preferência, começo pois pelo ano de 1970 e por aquele que viu primeiro a luz do dia, "Bridge Over Troubled Water" de Simon and Garfunkel.
Edição portuguesa ref: 63699, CBS S 63699 |
Um disco histórico, uma referência obrigatória! Era o fim do duo Simon and Garfunkel e o prenúncio do fim de um ciclo musical também ele ímpar da música popular moderna. Foi um grande sucesso, e bem merecido, em quase todo o lado muito se ouviu "Bridge Over Troubled Water", não só a canção como quase todo o disco.
Aos poucos, sob os mais diversos pretextos, já está quase todo o álbum disponível através de diversos Regresso ao Passado .
Se são amantes da música popular e por algum motivo não têm este disco, façam favor de o adquirir, de preferência em Vinil, depois em CD ou, por fim, em formato Digital.
Segue "Why Don't You Write Me".
Simon and Garfunkel - Why Don't You Write Me
Como sempre, uma selecção criteriosa e certeira. Subscrevo inteiramente a escolha dos álbuns e aguardo a continuação....
ResponderEliminarAbraço
Que bom encontrar quem se identifica com as nossas escolhas. Espero que continue a gostar! Um abraço
ResponderEliminar