domingo, 2 de junho de 2019

The Byrds - Chestnut Mare

Vou continuar a recordar canções do ano de 1971, um ano que particularmente gosto, não fosse ter então 14 anos. Algumas das canções já estão disponíveis neste blog nomeadamente sob o tema "1971 - Algumas escolhas de Miguel Esteves Cardoso", mas a elas volto, podia agora ser "1971 - Algumas das minhas escolhas". Foram canções que marcaram o ano de 1971 e que me deram enorme satisfação. A satisfação das mesmas, fica, agora, ao gosto de cada um.


Don McLean, Judy Collins, Byrds, Buffy St Marie, Curved Air e T. Rex são alguns dos destaques daquele ano. Começo pelos The Byrds.

Um dos grupos mais marcantes da década de 60, com seu início em 1964, viu o seu final em 1973. Estava pois já próximo o fim. Grupo com múltiplas formações e múltiplas sonoridades, do Folk-Rock ao Rock mais psicadélico, fizeram êxito com versões inesquecíveis de canções como “Mr. Toumbourine Man” (Bob Dylan), “Turn! Turn! Turn!” (Pete Seeger), mas também com originais como “So You Want to Be a Rock 'n' Roll Star”, “Ballad of Easy Rider” (do filme “Easy Rider”) ou o tema agora em questão “Chestnut Mare” do álbum “Untitled” (e já iam no nono álbum).


https://en.wikipedia.org


O período áureo já tinha passado, mas “Chestnut Mare” ainda transportava o melhor som praticado pelos The Byrds a meio da década de 60. Definitivamente, o ano de 1971 resistia a despedir-se da década anterior. “Chestnut Mare”, actualmente um clássico do Folk-Rock norte-americano, foi uma das canções mais representativas do ano de 1971.




The Byrds - Chestnut Mare

Sem comentários:

Enviar um comentário