domingo, 23 de junho de 2019

David Bowie – Ziggy Stardust

Passagem por 20 álbuns ímpares da década de 70


Avanço mais um ano, para 1972, onde escolho mais 3 álbuns, o primeiro dos quais é o inevitável "The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars" de David Bowie.

David Bowie (1947-2016), ele próprio figura ímpar da cena Rock mundial, teve na década de 70 os seus mais produtivos e também mais importantes trabalhos discográficos. 11 álbuns foram quantos contabilizei, que nos deram a conhecer um David Bowie em múltiplas facetas.
Se é verdade que David Bowie já era uma figura bem conhecida do Rock, não fossem canções como  "Space Oddity" (1969), "The Man Who Sold the World" (1970) ou ainda "Changes" (1971) é com a edição de "Ziggy Stardust" (simplificando a designação) e a respectiva tournée mundial que o fenómeno David Bowie atinge proporções que talvez não se conhecessem desde o surgimentos dos The Beatles. Paradoxalmente só mais no final da década é que eu dei conta da importância desde disco.
David Bowie criou a personagem Ziggy Stardust, estrela Rock extraterrestre que vem à Terra para a salvar, sendo a personagem levada a tal ponto que o próprio se confunde com ela. "... Bowie assemelha-se perigosamente à personagem que tinha ajudado a criar, "Penso que já não existe grande diferença entre o que eu faço em palco e fora dele. Sou raramente David Jones." lê-se em "David Bowie, Três décadas de metamorfoses", edição Centelha, 1983.

Edição portuguesa de 1972 com a ref: PL-14702





"Ziggy Stardust" foi o que de melhor a década de 70 nos deixou e desde então tem vindo a recolher praticamente de forma unânime os mais rasgados elogios pelos mais diversos críticos, é, na realidade, um disco perfeito, um disco que é uma raridade tal a perfeição que alcança. Difícil de igualar.

Fica-se com a faixa de abertura "Five Years", que beleza!




David Bowie - Five Years

Sem comentários:

Enviar um comentário