quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Weekend - Nostalgia

Depois de algumas memórias do ano passado, retomo os meus Regresso ao Passado mais longínquos. Para isso vou-me socorrer de alguns recortes de jornais que quando as guardei nunca pensei que um dia existiria Internet e que se poderia ter um Blog onde se poderia recuperar esses recortes.
Estes recortes são dos anos 90 e correspondem a textos publicados nos Semanários Expresso, Se7e e no diário Público.

Aleatoriamente começo com um texto de João Lisboa intitulado "Homeopatia" e publicado a 3 de Junho de 1995 no semanário Expresso. O propósito é a edição em CD de "The '81 Demos" dos Weekend e "Cars In the Grass" por Stuart Moxham and the Original Artists.
Primeiro proponho a leitura do artigo, depois mais algumas notas sobre estes músicos do Pop-Rock Alternativo.




Os Weekend (1981-1983) centrados em  Alison Statton, Simon Booth e Spike. A evidência no grupo ia para Alison Statton.
Stuart Moxham teve em "Signal Path" a primeira gravação a solo em 1992.
A ligação destes dois artistas (Alison Staton e Stuart Moxham) fez-se alguns anos antes, no final dos anos 70, constituindo juntamente com Philip Moxham os históricos e seminais Young Marble Giants (1978-1980), os quais tive o prazer de ver em 28 de Maio de 2008 na Casa da Música numa das reaparições do grupo.
A árvore genealógica a partir dos Young Marble Giants é difícil de seguir tal a variedade de  combinações que entretanto se efectuaram e de gravações dispersas efectuadas. Eis algumas: Weekend, Devine and Statton, Alison and Spike, The Gist (que estiveram em Vilar dos Mouros em 1982), Stuart Moxham and the Original Artists.


De volta ao texto de João Lisboa ficamos a saber que "The '81 Demos" era um EP, editado naquele ano de 1995, composto por 4 demos das canções "Drumbeat", "Red Planes", "Nostalgia" e "Summerday" anteriores ao muito bom "La Varieté" (1982) o qual os incluía (supondo que "Drum Beat For Baby" é "Drumbeat" dos demos). "La Varieté" foi, à semelhança de "Colossal Youth" (1980) dos Young Marble Giants, o único álbum de estúdio do grupo seguindo-se ainda um disco ao vivo "Live At Ronnie Scott's" onde se pode ouvir novamente "Nostalgia" e nos extras "Drum Beat For Baby" e "Summerdays".


Edição da Vinyl Japan de 2000, ref: ASKLP118




Das 3 hipóteses é a "La Varieté" que vou buscar "Nostalgia". Ouçam é de ouvir e chorar por mais.




Weekend - Nostalgia

Sem comentários:

Enviar um comentário