domingo, 13 de janeiro de 2019

José Mário Branco - Quando Sabedes Amar, Amigo (Ou Mar De Vigo)

Algumas memórias de 2018

No capítulo das reedições e compilações elas são cada vez mais, melhores e algumas de difícil acesso face aos preços praticados. The Beatles e a "50 Anniversary Edition" do "White Album" com 6 CD + Blu-Ray  por cerca de 140€, a caixa com a obra integral de José Mário Branco mais de 70€, "Loving the Alien (1983-1988)" de David Bowie, 15 LP por cerca de 300€, são alguns exemplos.

Em termos nacionais José Mário Branco esteve em destaque, para além da caixa referida foi publicado o duplo CD "Inéditos (1967-1999)", da música popular à música clássica, o (re)descobrir de temas inéditos em CD, na realidade uma parte já conhecidos, mas impossíveis de se encontrar nas edições originais em vinil.






Desiludido com a situação actual afirma em entrevista ao Blitz:
"Pode ser que eu volte a cantar em palco. Nunca foi a parte que eu gostei mais, é engraçado. Mas pronto, pode acontecer que eu volte aos palcos. Agora não sei muito bem o que hei-de dizer. O estado em que esta porcaria está. Aquilo que a gente falava ainda agora, de ser tudo muito autobiográfico, esta coisa podre em que a gente vive agora, este mundo feio em que a gente vive agora, faz com que eu não me sinta bem a ir para o palco cantar aquelas coisas do costume, a "Inquietação", "Eu Vim de Longe", "Queixa das Almas Jovens Censuradas", e as pessoas a acenderem isqueiros, e agora acendem telemóveis, e a cantar aquilo comigo. Eu não me sinto bem. Tem que haver outra coisa que eventualmente irá aparecer e eu volto para o palco."

Enquanto isso não acontece é começar a ouvir esta colectânea, e começar pelo princípio, quando tudo começou. Estamos no ano de 1967, José Mário Branco compõe 7 canções com letras de trovadores medievais, 6 viram a luz do dia em 1969 no EP "Seis Cantigas de Amigo" publicado pelos Arquivos Sonoros Portugueses. "Certamente por falta de espaço no formato EP, uma das canções ficou excluída apesar de ser uma das mais cantadas pelo autor nas suas actuações ao vivo...", lê-se nos textos que acompanham este duplo CD, a canção é "Quando Sabedes Amar, Amigo (Ou Mar De Vigo)" e é a proposta de audição para hoje.




José Mário Branco - Quando Sabedes Amar, Amigo (Ou Mar De Vigo)

Sem comentários:

Enviar um comentário