quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Dory Previn - Mythical Kings and Iguanas

1971 - Algumas escolhas de Miguel Esteves Cardoso

Retorno ao ano de 1971. Ano fértil em quantidade e qualidade na música popular, eram muitos ainda os ecos da  2ª metade da década de 60 e vários os géneros que se destacavam, o Rock Progressivo vivia  o seu melhor período e a música Folk e Folk-Rock manifestava-se com uma intensidade de nos deixar hoje boquiabertos. Um ano ainda muito bom, que não fazia prever o descalabro de muitos dos seus protagonistas que no final da década eram uma pálida imagem do que tinham sido. Eram os "náufragos" no dizer de Miguel Esteves Cardoso que entre eles colocava, por exemplo, Elton John, os ex-Beatles e a generalidade dos grupos de Rock Progressivo e sinfónico.

Mas, nada melhor, para sistematizar ideias sobre o ano de 1971, que voltar a Miguel Esteves Cardoso e a algumas das suas escolhas. Socorro-me novamente do seu artigo "O Ovo e o Novo (Uma) Discografia Duma Década de Rock: 1970-1980" que foi publicado como posfácio do livro "POPMUSIC-ROCK". Foram muitas as escolhas, vamos a elas.

A primeira vai para Dory Previn e o álbum "Mythical Kings and Iguanas" que mereceu 5 estrelas, ou seja, recorde-se, "Excelente, sem reservas".


https://en.wikipedia.org


Dory Previn (1925-2012) foi uma cantora norte-americana cuja produção discográfica se verificou na década de 70 do século passado.  E, confesso, foi um álbum e artista que me passaram praticamente ao lado, provavelmente teria por cá pouca ou nula divulgação. Vamos sempre a tempo de recuperar o que é bom, em particular este disco de um singeleza impressionante à qual ficamos presos durante mais de meia hora, não querendo ser importunado por nada.
Comecemos pelo tema título "Mythical Kings and Iguanas".





Dory Previn - Mythical Kings and Iguanas

Sem comentários:

Enviar um comentário