quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Janis Joplin - Move Over

1971 - Algumas escolhas de Miguel Esteves Cardoso

Nestas escolhas de Miguel Esteves Cardoso para o ano de 1971 já recordei, Dory Previn, Judy Collins, Sandy Denny, Laura Nyro, Joni MitchellCarly Simon e Mary Travers. Tudo mulheres, portanto, o que levava Miguel Esteves Cardoso a escrever:
"O ano foi generoso para a voz da mulher, surgindo com um novo poder comunicativo, liberta dos complexos e dos estereotipos dos anos 60 e enfrentando com coragem as possibilidades de composição oferecidas pelo Rock. Pela primeira vez é representado com justiça o trabalho da mulher em todas as suas dimensões até aqui reprimidas ou disfarçadas. Desde a visão tradicional de Mary Travers à garra de Sandy Denny ou de Laura Nyro vai uma amplitude considerável, mas une-as uma mesma atenção à palavra, um mesmo desejo de desmistificar, e uma mesma atitude (embora elegíaca) de aberta contestação. Para completar magnificamente esta explosão de talento, é editado, postumamente "Pearl" de Janis Joplin". 




https://www.amazon.com/



E assim volto a Janis Joplin e ao álbum "Pearl". Havia ainda qualquer coisa no ar para juntar tanta qualidade num único ano e havia muito, muito mais como veremos nos próximos dias. Para já é com Janis Joplin que fico, a canção é "Move Over" que tantas, tantas vezes ouvi naquele ano.




Janis Joplin - Move Over

Sem comentários:

Enviar um comentário