terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Márcia - Tempestade

Algumas memórias de 2018

Ainda as últimas memórias para o ano findo. As novas edições portuguesas são o motivo de hoje.
Foram vários discos portugueses editados em 2018, agora, dignos de nota. Não que fosse um ano exuberante ou de grandes surpresas, mas sim pela consistência que alguns trabalhos revelam. Não são muitos mas eis alguns que eu recomendaria:

- Márcia - Vai e Vem
- Selma Uamasse - Mati
- The Legendary Tiger Man - Misfit
- Sérgio Godinho - Nação Valente
- António Zambujo - Do Avesso
- Dead Combo - Odeon Hotel


Bastam meia-dúzia para aquilatar o estado da música popular portuguesa do ano passado. Um pouco liberto do domínio avassalador do Fado, que não aprecio particularmente, que temos assistido nos últimos anos, estes seis trabalhos mostram cada um à sua maneira e no seu género específico o que de melhor o ano de 2018 nos deixou. Desde a surpresa de Selma Uamasse, que tive oportunidade de apreciar no Concerto do Rodrigo Leão, ao regresso do sempre bem vindo Sérgio Godinho, a mostrar que continua actual e que tem ainda muito para dar, a The Legendary Tigerman a realizar o melhor Rock por cá feito, motivos não faltam para a audição destes discos.
António Zambujo, no seu 8º álbum "Do Avesso", revela que a sua actual popularidade não é por acaso, sem dúvida um grande escritor de canções, já os Dead Combo, na sua mistura de géneros que vai do Fado ao Blues, revelam ser das propostas mais originais que este século viu nascer






Deixo para o fim a Márcia, não necessariamente por ser o melhor álbum dos referidos, mas talvez o que mais merece uma maior divulgação. Márcia não é propriamente uma desconhecida, vai já no seu 6º trabalho de originais, e tem vindo a revelar-se na última década como uma das propostas mais seguras que me foi dado ouvir, a merecer, sem dúvida, uma maior atenção e maior exposição. "Vai e Vem" é um disco maduro, intimista e muito bonito, contém 12 canções de sua autoria e 3 duetos respectivamente com António Zambujo, Samuel Úria e Salvador Sobral. Um disco a descobrir em múltiplas audições.

Este álbum começa com "Tempestade", tempo de a ouvir.




Márcia - Tempestade

Sem comentários:

Enviar um comentário