quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Tim Buckley - Dolphins

Falecidos na Década de 70

A década de 70 viu morrer alguns dos cantores, autores que eu mais admirava e que continuam na lista de eleição entre os melhores de sempre. Entre eles consta Jim Morrison e Nick Drake, já recordados, mas ainda outros iriam-nos deixar naquela década madrasta. Tim Buckley foi mais um que partir prematuramente.

A obra de Tim Buckley (1947-1975) ficou registada em 9 LP de estúdio anteriores à sua morte e diversos álbuns ao vivo para além de diversas compilações.
Socorrendo-me de uma entrevista dada a Izzy Young em Março de 1967 e disponível no folheto do CD editado em 2009 "Live at the Folklore Center, NYC - March 6, 1967" ficamos a saber que entre as suas referências constavam Fred Neil, Tim Hardin e Leonard Cohen: "As far as singing goes, I like Fred Neil and Tim Hardin. As far as writing, the most refreshing thing is Leonard Cohen".

Já no que diz respeito a nomes como Tom Paxton, Phil Ochs e Bob Dylan eis o que pensava: "I never really got interest in Paxton and Ochs. Dylan was the one who intrigued me, because he grew with each album. These other people stayed in the same thing, and that showed me that they didn't grow. At the time, I was growing, wanted to see it in others and Dylan was the only one." o que mostra bem as preferências e caminhos que ele gostaria de percorrer.


www.amazon.com

Como que uma aversão a tocar sempre o mesmo leva-o a percorrer estilos bem distintos que começaram no Folk-Rock e terminaram no Soul e Funk, passando pela fusão do Folk com o Jazz e outras manifestações mais experimentais. Da simplicidade inicial assente no Folk ao ecletismo pouco convincente no final, a evolução não foi, infelizmente e para meu gosto, no bom sentido.
Para sempre ficou a sua voz única e superiormente utilizada, "Sometimes he used it simply as a vehicle to carry the lyrics. Other times he used it as an extraordinary musical instrumental in its own right." como escreveu Lee Underwood (guitarrista que o acompanhou em quase toda a sua obra).

Do LP "Sefronia" (1973), o penúltimo, recupero "Dolphins" uma canção de Fred Neil que há muito ele interpretava e que se enquadra bem nos anos 60 da sua carreira.

Tim Buckley faleceu a 29 de Junho de 1975 de overdose de drogas, heroína incluída.




Tim Buckley - Dolphins

Sem comentários:

Enviar um comentário