sábado, 8 de setembro de 2018

Gram Parsons - Return of the Grievous Angel

Falecidos na Década de 70

Clarence White dos The Byrds tinha falecido a 15 de Julho de 1973, passavam-se 2 meses e era a vez do ex-The Byrds Gram Parsons que aquele tinha ido substituir.

Gram Parsons (1946-1973) foi um nome grande da música Folk-Rock e Country-Rock norte-americana, é mesmo apontado como um dos pioneiros na fusão do Rock com a música Country norte-americana.
É na sequência da saída de David Crosby e de Michael Clark, da formação original dos The Byrds, que Gram Parsons ingressa na grupo no ano de 1968. Nesse mesmo ano é editado o álbum "Sweetheart of the Rodeo", seminal do Country-Rock a que Gram Parsons não é alheio. Curta foi a sua estadia no grupo saindo no mesmo ano, para formar, com Chris Hillman da formação original dos The Byrds, um dos mais importantes e interessantes grupos de Country-Rock, The Flying Burrito Brothers. Como resultado e edição de dois influentes discos daquele género musical então em consolidação, são eles "The Gilded Palace of Sin" e "Burrito Deluxe". Dois discos imprescindíveis para os amantes do Country-Rock.





A partir de 1970 até à sua morte inicia carreia a solo e deixa um álbum, "GP" de 1973. Já em 1974 é editado postumamente "Grievous Angel". Possuo estes dois trabalhos que foram editados num único CD  em 1990 pela Reprise com a referência 7599-26108-2.
É do segundo álbum que retiro ""Return of the Grievous Angel", onde se pode ouvir Emmylou Harris de quem se tornou amigo e com quem actuou ao vivo.

Gram Parsons faleceu a 19 de Setembro de 1973 tendo sido diagnosticada overdose de morfina e álcool.




Gram Parsons - Return of the Grievous Angel

Sem comentários:

Enviar um comentário