domingo, 23 de setembro de 2018

Pop Five Music Incorporated - Orange

O panorama musical em Portugal no ano de 1971 era marcado, na cena Pop-Rock, por grupos com uma abordagem sonora mais progressiva, evolução nítida face ao simplismo maioritário da década anterior. Por um lado a evolução tecnológica é notória, por outro a qualidade técnica dos seus executantes também; finalmente, as influências externas conduziam os grupos portugueses a uma actualização das suas sonoridades, o Ié-Ié estava, definitivamente, muito longe.

Destacavam-se, então, os Pop Five Music Incorporated e são hoje o motivo de mais este regresso. Em 1971 os Pop Five Music Incorporated eram liderados, depois da saída de TóZé Brito e David Ferreira, pelo novo elemento do grupo Miguel Graça e Moura.
Diz a “Enciclopédia da música em Portugal no Século XX”:
“No final de 1969, D. Ferreira deixou o grupo e Miguel da Graça Moura (instrumentos de tecla) assumiu a direcção musical (arranjo e composição), privilegiando a improvisação e o uso dos mais recentes instrumentos electrónicos de tecla (órgão Hammond, mellotron, pianos eléctricos)”.

A formação clássica de Miguel Graça Moura iria fazer-se sentir nas próximas gravações do grupo. No ano de 1971 os “Pop Five…” tiveram acesso aos estúdios da Pye em Londres donde resultaram vários Singles editados entre 1971 e 1972 ano em que os “Pop Five…” deram o último suspiro.

“Com a aparelhagem que foi posta à nossa disposição, tivemos oportunidade de trabalhar com efeitos electrónicos que não poderíamos ter aqui.” dizia Miguel Graça Moura ao jornal “DISCO, MÚSICA & MODA” em Setembro de 1971.






O primeiro desses Singles foi “Orange”, opção para hoje, que teve algum sucesso (lembrar que era a primeira gravação após o êxito que “Page One” teve). Contrariando, algumas boas influências que o grupo tinha, pois interpretavam Jeff Beck, Chicago, Blood, Sweat & Tears ou ainda Emerson, Lake & Palmer, em “Orange” as influências iam directas para uns menores Wallace Collection, grupo belga que teve um êxito estrondoso com “Daydream”, lembram-se?.
De há precisamente 47 anos, segue “Orange” dos portuenses Pop Five Music Incorporated e reparem nas semelhanças com os ditos Wallace Collection.




Pop Five Music Incorporated - Orange

Sem comentários:

Enviar um comentário