quinta-feira, 6 de setembro de 2018

The Doors - Riders On The Storm

Falecidos na Década de 70

Vamos para 1971 e mais uma morte ensombra a música Rock. Nove meses após a morte de Jimi Hendrix e Janis Joplin os fãs do grupo norte-americano The Doors são surpreendidos com a notícia da morte do seu líder, Jim Morrison.
À semelhança daqueles faleceu com 27 anos, estava então em Paris quando foi encontrado morto na banheira, a 3 de Julho em Paris, pela sua namorada Pamela Courson. Excesso de álcool e drogas estarão nas causas mais prováveis da sua morte.
Dos três referidos, Jim Morrison era o que eu melhor conhecia e mais apreciava, era, para mim, o melhor vocalista da música Rock e conhecia razoavelmente bem a sua música. Em particular o duplo LP ao vivo "Absolutely Live" e o recém editado "L.A. Woman". Da obra anterior eram vários os temas que já tinha ouvido, nomeadamente o "antigo" "Light My Fire" e o "mais recente" "Peace Frog". Foi, portanto a morte que eu mais senti.


Da edição comemorativa dos 40 anos dos The Doors (1967-2007),
edição em CD de "L. A. Woman"


Não sei, ao certo, quando soube da morte de Jim Morrison. Naquele tempo a informação era parca quer nos meios audiovisuais quer na imprensa escrita. Mas o artigo, do meu conhecimento, onde primeiro era referido o seu desaparecimento era assinado por Octávio A. F. Silva que assinava um artigo de duas páginas, sobre The Doors e Jim Morrison, no nº 6 de Novembro-Dezembro de 1971, do jornal "memória do elefante". Terminava o artigo assim:

"Já em 1971 editou-se um LP retrospectivo, «Doors 13», e pouco antes do desaparecimento de Jim Morrison apareceu o seu último trabalho: «L. A. Woman». Neste álbum, ainda uma última criação de génio em RIDERS ON THE STORM. Apelo prolongado e desesperado, envolve-nos na sua densidade ultra-sólida para nos prostar atentos num encanto pós orgástico. RIDERS ON THE STORM é ainda uma sequência do anteriormente exposto. Porém os «Doors» chegaram também a algo de muito incaracterístico, que com o desaparecimento de Morrison talvez nunca cheguemos a compreender se fosse possível compreender.
Esperemos o futuro dum grupo que foi um dos maiores de toda a música popular dos anos 60, asseverando, no entanto que as excelentes qualidades dos seus músicos não chegarão com certeza para suprir a falta dum dos génios primeiros dessa mesma música popular."






The Doors - Riders On The Storm

Sem comentários:

Enviar um comentário