sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Os Steamer's - I am a chancho

A proliferação de conjuntos de música moderna nos anos 60 foi, por cá, enorme. Uns mais próximos do Ié-Ié, do Twist e do Rock ‘n Roll, outros mais influenciados pela música pop vinda de França e Itália, a multiplicação de conjuntos fez-se sentir de uma forma que, em meu entender, não ficou nada a dever, antes pelo contrário, ao chamado “boom” do Rock português dos anos 80. Isto numa época em que a abertura do país ao exterior era praticamente nula e onde os sons agitados e atrevidos vindos de fora não eram bem vistos por um regime que pretendia uma juventude dócil e obediente. Daí que, pese a pouca qualidade que grande parte manifestava, não sejam de ignorar os muitos conjuntos que não tendo conseguido grande popularidade, conseguiram, no entanto, efectuar a gravação de um Single ou EP (ou pouco mais), era obra!

É neste role que vamos encontrar, por exemplo, Os Celtas, Os Telstars, Os Steamer’s, Os Vodkas, Os Blusões Negros, Os Álamos, Os Jets, alguns de relativa pouca qualidade.
Fixemo-nos, por agora em Os Steamer’s. No blog “Under Review” o som do grupo é tido como “…estranho, hipnótico, sujo, foleiro, kitch, psicadélico e ácido, tendo sido verdadeiros outsiders num Pais cinzento e triste”. E no blog “5dias.net” no post “Os “Steamer’s”: para a história do rock político português (I)”: “…“I am a Chancho”, letra explícita sobre um indivíduo falhado e miserável, ainda sobre pobreza e bairros de lata. Depois, “Mr. Pum Pum!”, uma referência à PIDE e “Será assim até morrer”, alusão à emigração.” e ainda o blog “Poeira Cósmica” fala de “I am a Chancho” como o “mais grandioso monumento do absurdo da Pop nacional”.




Gravaram um só EP em 1970 de gosto, em meu entender, muito duvidoso. Desde influências psicadélicas mal assimiladas em “Será Assim Até Morrer” (mesmo assim a que se apresenta com maior potencial, “Cuidado daquele que pobre nasceu, e será assim até a gente morrer”), à desenquadrada versão de “Let the heartaches begin” de Long John Baldry (nº 1 em Inglaterra em 1968), ou ainda um horrível “Mr Pum Pum”. Sobra ainda a xaroposa “I am a Chancho” que segue para audição.
Resumindo um EP deveras fraco. A qualidade do som da gravação disponível na internet parece também não ajudar.




Os Steamer's - I am a chancho

Sem comentários:

Enviar um comentário