terça-feira, 18 de setembro de 2018

The Who - Substitute

Falecidos na Década de 70


The Who são um grupo inglês de Rock formado em 1964 e que ainda se mantém em actividade com dois dos elementos iniciais: Roger Daltrey (Voz) e Pete Townshend (Guitarra e Voz). No seu início eram um quarteto, adicionando-se àqueles dois os nomes de John Entwistle (Baixo) (1944-2002) e Keith Moon (Bateria) (1946-1978). O seu período mais marcante foi claramente o dos anos 60 e primeira metade dos anos 70.


The Who, da esquerda para a direita: Keith Moon, John Entwistle,
Roger Daltrey e Pete Townshend. Foto incluída no álbum
"Live at Leeds"


O seu início ficou ligado ao recrudescer do movimento "mod" (modernist), centrado na moda, no gosto pela música, nomeadamente o British Blues, e no uso de "scooters" pela juventude britânica, em rivalidade com os "rockers" virados mais para o Rock dos anos 50, cabelo à Elvis Presley, para as motas e casacos de cabedal. O tema "mod" seria retomado no último álbum dos The Who que me lembro de ouvir completo, o duplo álbum "Quadrophenia".
Tiveram, até então, um percurso marcadamente inovador, não só com a Ópera Rock "Tommy" (1969), mas já anteriormente com o conceptual álbum "The Who Sell Out" (1967) e ainda com "My Generation" (1965) e "A Quick One (1966).

Criaram uma sonoridade muito própria que era facilmente identificável como "The Who". Se Roger Daltrey se impunha com as suas vocalizações cheias de energia, Pete Townshend era o principal compositor do grupo e original tocador de guitarra, John Entwistle era um exímio e discreto baixista ficando para Keith Moon toda a exuberância na bateria.

Keith Moon  faleceu a 7 de Setembro de 1978, vítima de excesso de um sedativo que ele tomava no combate à dependência do álcool, numa fase já menos interessante deste importante grupo inglês.


Edição de 1970, referência Track 2406 001

Capa de papel agrafada com diversa memorabilia do início do grupo


Um disco que sempre apreciei foi "Live at Leeds", o primeiro álbum gravado ao vivo e editado em 1970, é a ele que vou buscar "Substitute", que tinha sido editada em Single em 1966.


"There is no substitute" diz uma placa no Golders Green Crematorium onde Keith Moon foi cremado.




The Who - Substitute

Sem comentários:

Enviar um comentário