segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Sandy Denny - No End

Falecidos na Década de 70

No ano de 1978 mais dois nomes grandes de áreas bem distintas da música popular nos deixaram. Primeiro Sandy Denny, depois Keith Moon.




Sandy Denny (1947-1978) foi, entre as perdas ocorridas na década de 70 e que tenho vindo a recordar, a que eu mais senti. Sandy Denny foi, continuou a ser e ainda é a minha maior paixão em termos musicais.
Sandy Denny é única e continua a dar momentos de enorme prazer sempre que a ouço. Ficou, infelizmente, pouco conhecida, a sua música foi pouco divulgada e acabou por ficar conhecida por "meia-dúzia de privilegiados" que tiveram a "sorte" de a conhecer.
Teria eu 13, 14 anos quando ouvi pela primeira vez a sua voz naquele que muitos anos mais tarde a merecer o título de "Most Influential Folk Album of All Time" pelos ouvintes da BBC, era o álbum "Liege & Lief" dos Fairport Convention.
Em 1970 e 1971 é considerada a "Melhor Cantora Britânica" pelos leitores do jornal Melody Maker, mas nem assim a sua popularidade aumentou de forma significativa.
De então para cá a sua presença foi constante na minha vida através da aquisição da sua discografia enquanto viva mas também na descoberta de gravações inéditas que ainda vai acontecendo.


Duplo CD "I've Always Kept A Unicorn - The Acoustic Sandy Denny",
edição Island, Referência 536 735-0 de 2016
Não há necessidade de me alongar mais, aos poucos e poucos continuarei a trazer a música maravilhosa desta cantora ímpar. A sugestão vai para o trabalho mais recentemente editado em nome da Sandy Denny, a compilação "I've Always Kept A Unicorn" de 2016. Um duplo CD com versões acústicas despidas dos arranjos originais e ainda três demos inéditos do período The Bunch. Escolho "No End", trata-se de um demo datado de 1972, anterior, portanto, ao original conhecido do álbum "Like an Old Fashioned Waltz" de 1974.

Sandy Denny faleceu a 21 de Abril de 1978 com uma hemorragia cerebral na sequência de uma queda numas escadas. Não é alheia à sua morte a crescente depressão em que se encontrava, acrescida do consumo de álcool e drogas.




Sandy Denny - No End

Sem comentários:

Enviar um comentário