sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Free - The Stealer

Falecidos na Década de 70


"All Right Now" foi a canção que ficou mais conhecida e que lançou, em 1970, o grupo britânico Free. Constituídos em 1968, tinham já 2 LP editados quando o sucesso lhes bateu à porta com aquele tema e consequentemente o 3º álbum de originais "Fire and Water".
Os Free eram um quarteto formado por Paul Rodgers (voz), Andy Fraser (baixo e teclados), Paul Kossoff (guitarra), e Simon Kirke (percussões), formação que se manteve constante até 1971. As composições estavam entregues sobretudo aos dois primeiros tendo Paul Rodgers uma longa carreira, desde 2004 que colabora como vocalista nos históricos Queen. Aquele que hoje me interessa particularmente é Paul Kossof falecido em 1976.

Paul Kossoff (1950-1976) foi um guitarrista de eleição que integrou nos meados dos anos 60 o movimento Blues-Rock britânico. O seu sucesso maior veio com o grupo Free onde se destacou com os seus poderosos riff de guitarra, ouça-se "All Right Now". A sua guitarra dava um som pesado ao grupo o que levou a serem considerados percursores do Hard-Rock.
Depois do sucesso daquela canção e da sua participação no famoso Festival da Ilha de Wight de 1970 veio novo álbum, menos conseguido mas aproveitando-se do sucesso do anterior. "The Stealer", assinado por Paul Rogers, Andy Fraser e Paul Kossoff era o tema que mais se ouvia e é o agora recordado.


http://happybluesman.com


O consumo de drogas debilitou-lhe a saúde tendo falecido a 19 de Março de 1976 de embolia pulmonar.




Free - The Stealer

Sem comentários:

Enviar um comentário