quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Sindicato - SINDIblues Swede CATO'S Shoes

O grupo Sindicato existiu de 1969 a 1971 e nele destacava-se o (agora) conhecido Jorge Palma. Por lá passaram outros nomes de relevo do panorama musical português, a lembrar: Vitor Mamede (bateria), Edmundo Falé (Voz), Rui Cardoso e Rão Kyao nos metais. As grandes influências do grupo eram os Blood, Sweat & Tears e os Chicago que no single “Smile” de 1971 são mais do que evidentes.

“«Sindicato» Nove Músicos à procura de um conjunto” era o título do artigo de duas páginas, saído no nº 6 de 15 de Abril de 1971 do jornal “DISCO MÚSICA & MODA”, onde Rui Cardoso afirmava: “Quanto a mim, interessa-me apenas o jazz e o jazz não é uma música que se venda, como diz o Jorge Palma. Quanto mais o seu nível sob, mais se vão reduzindo os auditórios mais rareiam os apreciadores”

No nº 13 de 1 de Agosto de 1971 do mesmo jornal na apresentação dos conjuntos portugueses que iriam estar presentes no Festival de Vilar de Mouros na semana seguinte dizia dos Sindicato: “Segundo as palavras de um dos elementos do grupo no campo artístico eles procuram o melhor que de bom se faz lá fora, Blood, Sweat ant Tears e Chicago. A meta para alguns dos membros do grupo será o jazz, mas como Jazz não é vendável…” 

Quanto à participação dos Sindicato no Festival de Vilar de Mouros, ainda o jornal “DISCO MÚSICA & MODA” no seu nº 14 de 15 de Agosto de 1971 ao fazer o balanço do festival afirmava: “A primeira novidade fornecida pelo Sindicato foi a saída do Ricardo, o vocalista e a entrada de Edmundo Falé um veterano nestas andanças (e mudanças) dos conjuntos portugueses, que como vocalista, cantou reportório dos Blood, Sweat and Tears. Principais coordenadas da actuação do Sindicato foram o bom trabalho do baixo, e a superioridade instrumental do Jorge Palma no órgão e do Rão no sax-alto. O público, talvez porque ainda não totalmente integrado na música que se iria tocar, protestou várias vezes contra o muito tempo que demorou cada composição (o Sindicato tocou 3 composições em meia hora) e não correspondeu à boa música que foi tocada” .






Depois de já ter recordado “Smile”, agora é a vez do lado B do Single com o tema “SINDIblues Swede CATO'S Shoes” que, fiquem descansados, dura só 3 minutos, uma versão de “Blue Suede Shoes”, de Carl Perkins.




Sindicato - SINDIblues Swede CATO'S Shoes

Sem comentários:

Enviar um comentário