terça-feira, 4 de setembro de 2018

Jimi Hendrix - Angel

Falecidos na Década de 70

A década de 70 foi, infelizmente, fértil no desaparecimento de nomes do mundo da música Rock. Sob o tema "Falecidos na Década de 70" vou recordar alguns daqueles que, de alguma forma, mais me tocaram. Alguns ficaram verdadeiras lendas do universo Rock, idolatrados por várias gerações e ainda hoje símbolos maiores dessa década. Importantes pelo que representaram em particular para uma juventude em ruptura com os padrões sociais vigentes mais tradicionais, nomeadamente nos usos e costumes, mas sobretudo pelas novas propostas musicais que desenvolveram.
A década de 70 ocorreu entre os meus 13 e 23 anos, ou seja um período em que as minhas vivências foram muito diversificadas, começou comigo adolescente do 4º ano do Liceu (actual 8º ano) e terminou já Licenciado e então jovem professor de Matemática. Pelo meio ocorreu a revolução de 25 de Abril de 1974, a adesão aos seus ideais foi enorme mas foi esmorecendo ao longo dos anos e no final da década o desencanto estava consumado. Com mais ou menos intensidade a música esteve sempre presente nos meus melhores momentos. Os músicos que agora vou recordar estiveram presentes e fazem hoje parte de memórias que guardo com todo o carinho.
Sempre que os ouço, faço-o com todo o agrado pois, para além da inegável qualidade musical, transporta-me para os tempos maravilhosos da minha juventude


Fá-lo-ei por ordem cronológica da sua morte e a primeira a surgir é a de Jimi Hendrix.



https://www.rollingstone.com

Jimi Hendrix (1942-1970) tinha 27 anos quando faleceu a 18 de Setembro de 1970 estando o consumo de drogas na causa da sua morte prematura (com 27 anos morreram vários importantes músicos Rock ficando conhecidos como "Clube dos 27", tendo o primeiro sido Brian Jones elemento fundador dos The Rolling Stones a 3 de Julho de 1969).
Se foi o maior guitarrista de todos os tempos? a cada um ficará a respectiva apreciação. À época, sem dúvida um extraordinário executante, mas também talentoso compositor como prova a maior parte do material que deixou gravado. Lembre-se que em vida deixou 3 LP de estúdio e outro gravado ao vivo, os quais apontavam então para uma carreira altamente promissora.
Por cá não seria das figuras mais divulgadas e eu com os meus 14 anos, conhecia muito mal a sua música. A atenção maior veio quando a sua morte ocorreu, a recuperação dos trabalhos já editados e as gravações que surgiram posteriormente, a primeira das quais foi logo em 1971 com a edição do álbum "The Cry Of Love" contendo temas que Jimi Hendrix deixou gravados para o que seria o seu 4º LP de estúdio.

Desse LP escolhi "Angel" a faixa que mais me chamou a atenção e que agora recordo.




Jimi Hendrix - Angel

Sem comentários:

Enviar um comentário