terça-feira, 11 de setembro de 2018

Nick Drake - Tow the Line

Falecidos na Década de 70

O nome de Nick Drake está, no mundo da música popular, entre os meus preferidos. Algures, no início da década de 70 ouvi a sua música e foi um nome que nunca mais esqueci. Tive que esperar até aos finais dos anos 80, início de 90 para que, com a edição em CD da sua curta produção discográfica, a pudesse adquirir e desfrutar desde então, na totalidade, da magia da sua música.
Nick Drake está na galeria muito reduzida das minhas preferências de sempre e ainda hoje, em tempos em que o seu nome começa a ter alguma notoriedade, nomeadamente na utilização da sua música em bandas sonoras de filmes, a sua audição é uma satisfação incrível. Será sempre.





Nick Drake (1948-1974), nasceu em Myanmar, antiga Birmânia, onde o pai fazia o serviço militar. É já em Inglaterra enquanto estudante de literatura em Cambridge  que toma conhecimento da música de Van Morrison e Tim Buckley, interpreta Bob Dylan, Bert Jansch e Jackson C. Frank, desenvolvendo entretanto o seu próprio estilo.
Em 1968, Ashley Hutchings, baixista dos Fairport Convention, descobre-o  e dá-lo a conhecer ao produtor Joe Boyd. Será ele o produtor dos 2 primeiros LP, respectivamente "Five Leaves Left" (1969) e "Bryter Layter" (1971). Atravessando períodos de depressão e com vendas desanimadoras Nick Drake grava um 3º LP despido de arranjos e músicos convidados, a obra de arte que é "Pink Moon" viu a luz no dia no ano de 1972 e foi o seu último trabalho editado enquanto vivo.


Edição Island de 2004 com as referências: CID 8141 / 986 631-8

A recordação de hoje vai para a compilação "Made To Love Magic" surgida em 2004 que contem a canção inédita "Tow the Line" tida como a última por ele gravada em Julho de 1974.
Nick Drake faleceu a 25 de Novembro de 1974, Foi encontrado morto pela sua mãe e a causa da morte foi atribuída a overdose de um anti-depressivo que ele tomava para dormir. No gira-discos encontrava-se o Concerto de Brandenburg de Johann Sebastian Bach, na mesinha de cabeceira o livro de Albert Camus "O Mito de Sísifo", sobre o absurdo da vida e o suicídio.

(Texto com base nos folhetos do referido CD "Made To Love Magic" e de "Tanworth-in-Arden 1967/68" uma colecção de 18 gravações raras efectuadas em casa)




Nick Drake - Tow the Line

Sem comentários:

Enviar um comentário