segunda-feira, 19 de junho de 2017

Yes - Beyond and Before

O Rock Progressivo nos anos 60


Caravan, Pink Floyd, Soft Machine, Family, Traffic, Jethro Tull, Renaissance, Van der Graff Generator, Genesis, Yes, King Crimson, todos eles, uns mais que os outros, tiveram os seus melhores momentos na década de 70; todos eles criaram uma sonoridade distintiva, todos desenvolveram as fronteiras do Rock, ouvia-se uma música nova e identificava-se bem a sua origem. Todos eles tiveram o seu início nos anos 60 e deixaram dessa década pelo menos um LP gravado. É deles que temos estado a recordar a propósito do título Rock Progressivo.

Para hoje os Yes por quem tinha, confesso, um fraquinho. A eles espero chegar um dia a propósito de alguns discos dos anos 70 que então me marcaram, "The Yes Album", "Fragile" e "Close to the Edge" os mais ouvidos. Por enquanto mantemo-nos nos anos 60 e no único registo gravado nessa década, "Yes" de 1969.




A formação que mais apreciei foi a de 1970 (do álbum "The Yes Album") onde já estava presente o famoso guitarrista Steve Howe, para o primeiro LP "Yes" encontramos ainda no mesmo lugar Peter Banks.  Todos excelentes executantes com a figura de Jon Anderson a impor-se como principal vocalista e compositor.

"Beyond and Before" a canção para audição é a faixa de início de "Yes"  e manifestava já indícios da sonoridade progressista que o grupo iria criar.




Yes - Beyond and Before

Sem comentários:

Enviar um comentário