quarta-feira, 28 de junho de 2017

Trees - Polly On The Shore

As melhores expressões da música Folk-Rock britânica foram marcadas por 3 grupos que dominaram, nas suas diversas descendências e variantes, o último meio século.
Só, já neste novo milénio, se fizeram sentir novos protagonistas (Laura Marling , Noah and the Whale, The Unthanks, por exemplo) que de alguma forma exploram novas sonoridades e se libertaram da pesada herança dos iniciadores do Folk-Rock dos anos 60/70.
Estou-me a referir aos Fairport Convention (1967- ), aos Pentangle (1967-1973) e aos Steeleye Span (1969- ). A música desenvolvida por estes três grupos foi de tal maneira inovadora, variada, rica e abundante que, durante décadas, praticamente secou todas as possibilidades de quem se quisesse afirmar naquelas paragens.

Bem, àquele trio, eu acrescentaria ainda um outro grupo de nome Trees (1969-1972), de curta duração e com dois únicos álbuns gravados em 1970, praticamente e injustamente esquecido perante a qualidade que aqueles dois registos ainda hoje apresentam. Entre originais e adaptações de tradicionais assim se fizeram aqueles dois LP de êxito reduzido.

As reedições em CD e em vinil também, já neste milénio, vieram permitir a redescoberta e renovado interesse pela originalidade e qualidade do som praticado pelos Trees.
O 2º LP do grupo foi "On the Shore" que só tive oportunidade de adquirir na edição em vinil de 2011





A atestar a qualidade deste grupo segue em anexo “Polly on the Shore”, um tema tradicional gravado em “On the Shore” no remoto ano de 1970 (para os mais interessados: “Polly on the Shore” viria a ser também gravado pelos afins e reconhecidos Fairport Convention no álbum “Nine” de 1973).




Trees - Polly On The Shore

Sem comentários:

Enviar um comentário