terça-feira, 20 de junho de 2017

King Crimson - The Court of the Crimson King

O Rock Progressivo nos anos 60

E chegamos aos King Crimson um dos grupos mais representativos e bem sucedidos do Rock Progressivo. Sob a batuta de Robert Fripp, os King Crimson foram um dos grupos mais originais e criativos que o Rock Progressivo nos deu a conhecer. Claro que mais uma vez os anos 70 foram predominantes (sabiamente terminaram em 1974 regressando em 1981), sendo no período de 1970 a 1974 que foram editados os principais "clássicos" do grupo. Também mais uma vez é aos anos 60 que vamos buscar o início do grupo e a primeira gravação que agora voltamos a recuperar.

"In The Court Of The Crimson King", assim era designado o 1º LP que ficou como uma das melhores definições do Rock Progressivo. Inspirado e arrojado assim se pode adjectivar o álbum que continha somente 5 composições, onde a faixa mais curta durava mais de 6 minutos.





A formação que gravou este LP era constituída, para além de Robert Fripp, por Michael Giles, Greg Lake (futuro Emerson, Lake and Palmer), Ian McDonald e Peter Sienfield, era a primeira das muitas e boas formações que os King Crimson tiveram.

A 20 de Agosto de 1982 tive a oportunidade de ver os King Crimson no estádio do Belenenses, onde a cabeça de cartaz eram os também regressados Roxy Music, na 1ª parte actuaram os portugueses Heróis do Mar. A memória que ficou é que os King Crimson foram nitidamente superiores aos Roxy Music que enveredavam então por uma musicalidade mais acessível.

Recordemos, agora, o longo tema "The Court of the Crimson King" com que terminava o 1º LP dos King Crimson.




King Crimson - The Court of the Crimson King

Sem comentários:

Enviar um comentário